Saúde Ambiental. Salud Ambiental. Environmental Health. Santé Environnementale.
Para que se saiba mais sobre Saúde Ambiental, Saúde Pública, Segurança Alimentar, Segurança e Higiene do Trabalho, Educação Ambiental. Para que se saiba mais sobre nós, Técnicos de Saúde Ambiental.
Todas as opiniões aqui expressas são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
AGORA ESTAMOS AQUI

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Concurso interno de acesso geral para um lugar de Técnico de Saúde Ambiental principal no Centro de Saúde do Nordeste (Açores)

Para os eventuais interessados que queiram ir trabalhar para São Miguel e que cumpram os respectivos requisitos, sugere-se a leitura do Aviso n.º 40/2008/A, que promove a abertura de concurso interno de acesso geral para um lugar de técnico de saúde ambiental principal para o Centro de Saúde do Nordeste (telefone: 296480090), na Ilha de São Miguel, na Região Autónoma dos Açores.

Concurso interno geral para provimento de 35 lugares de inspector-adjunto da ASAE

Foi publicado hoje o Aviso n.º 18973/2008 que promove a abertura de concurso interno geral da Administração Pública, para admissão a estágio de ingresso na carreira de inspecção, tendo em vista o preenchimento de 35 lugares vagos e mais 5 vagas que vierem a ocorrer no prazo de um ano, de inspector -adjunto, no quadro de pessoal da extinta Inspecção Geral das Actividades Económicas, actual Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).

Os requisitos de admissão ao concurso são:

REQUISITOS GERAIS
a) Ser funcionário ou agente da Administração Pública;
b) Ter nacionalidade portuguesa, salvo nos casos exceptuados por lei especial ou convenção internacional;
c) Possuir as habilitações literárias legalmente exigidas para o desempenho do cargo;
d) Ter cumprido os deveres militares obrigatórios ou de serviço cívico, quando obrigatório;
e) Não estar inibido do exercício de funções públicas ou interdito para o exercício das funções a que se candidata;
f) Possuir a robustez física e o perfil psíquico indispensáveis para o exercício da função e ter cumprido as leis de vacinação obrigatória.

REQUISITOS ESPECIAIS
a) 12.º ano de escolaridade ou equivalente (habilitação completa);
b) Carta de condução de veículos ligeiros;
c) Idade não superior a 50 anos.

sábado, 28 de junho de 2008

Cursos da área das Tecnologias da Saúde mantêm-se com quatro anos. Será?

A Comissão de Acompanhamento do Processo de Bolonha (CAPB), após reunião extraordinária, e a pedido do Sr. Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, emitiu um parecer sobre o processo de adequação dos cursos da área das Tecnologias da Saúde, onde se inclui o curso de Saúde Ambiental, que evidencia que "a formação nesses cursos deverá ser fixada entre 180 e 240 créditos ECTS, sendo que os créditos acima de 180 terão necessariamente que corresponder a estágio profissional, que poderá ser realizado faseadamente ao longo do plano curricular, conforme o entendimento e interesse das instituições."

Podemos então depreender que teremos cursos de quatro anos adaptados ao processo de Bolonha.

Esta é uma informação relevante mas que deverá ser acompanhada pela leitura, na integra, do parecer da CAPB.

Sugiro ainda a leitura do Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho, que altera os Decretos-Leis n.os 74/2006, de 24 de Março, 316/76, de 29 de Abril, 42/2005, de 22 de Fevereiro, e 67/2005, de 15 de Março, promovendo o aprofundamento do Processo de Bolonha no ensino superior, assim como uma maior simplificação e desburocratização de procedimentos no âmbito da autorização de funcionamento de cursos, introduzindo medidas que garantem maior flexibilidade no acesso à formação superior, criando o regime legal de estudante a tempo parcial, permitindo a frequência de disciplinas avulsas por estudantes e não estudantes, apoiando os diplomados estagiários e simplificando o processo de comprovação da titularidade dos graus e diplomas.

Atenção!... Aquilo que por vezes nos pode parecer altamente benéfico, pode, na verdade, ser profundamente prejudicial.

sexta-feira, 27 de junho de 2008

A Saúde Ambiental esteve a um passo dos Jogos Olímpicos de Pequim

A Saúde Ambiental esteve a um passo dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 (Beijing) pelas mãos de Telma Santos, estudante de Saúde Ambiental na Escola Superior de Tecnologia de Saúde de Lisboa.
Telma Santos, já por sete vezes campeã nacional de singulares senhoras em badminton, tem representado Portugal em diversos Campeonatos da Europa e do Mundo, mas falhou o apuramento para Pequim.
Ficará para a próxima.

Em entrevista publicada por Fernando Gouveia n'O BADMINTONISTA - Boletim Informativo, à pergunta: "- A caminho de uma licenciatura em Saúde Ambiental como é a conciliação estudo/badminton?", Telma responde...

«É muito complicado quando se é atleta de alta competição e se está a lutar por algo muito importante. Pelo menos no meu caso que tive de empenhar por uma qualificação Olímpica foi impossível conciliar as duas coisas e tive mesmo de parar de estudar dois anos. Mas também depende das pessoas, umas conseguem e outras não. E depende também das condições que dão aos atletas, em muitos países são arranjadas soluções para que possam estudar e jogar. Alguns jogadores Top na Dinamarca são médicos, fisioterapeutas e nunca pararam de estudar mesmo viajando, pelo mundo fora.»

À futura colega, os parabéns e o desejo de muito sucesso desportivo e profissional.

------------------------------
Nota: imagem recolhida no blogue MasterBad - Le BADMINTON en Belgique.

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Jack Johnson e as preocupações ambientais

É hoje que irei usufruir da minha prendinha do Dia de São Valentim!... Jack Johnson ao vivo no Pavilhão Atlântico. Daqui a duas horas lá estarei.

Entretanto, sabiam que por apenas mais 0,50€ por bilhete poderiam compensar as emissões de carbono emitidas pelo vosso carro na viagem para o concerto do Jack Johnson e reduzir a vossa pegada ambiental?

O valor das doações será utilizado para comprar fogões e fornos solares destinados a comunidades africanas (cada fogão ou forno poupa cerca de 3,4 toneladas de dióxido de carbono por ano, reduzindo a necessidade de queimar madeira e lixo) e evitar a desflorestação, permitindo assim a protecção de grandes áreas verdes.

Sobre a estratégia de Jack Johnson para a compensação de carbono:
A tournée de Jack Johnson compensará as emissões de CO2 através da contribuição de 65% do valor angariado para o apoio a projectos de energias renováveis (energia eólica e solar), sendo os restantes 35% aplicados em programas de prevenção à desflorestação.

Mais informações sobre os parceiros da campanha de compensação de CO2:
CO2Balance

Para mais informações visitem All at Once Community.
Deslumbrem-se!

Saúde Ambiental... para mudar de vida

Há coisas engraçadas que por aqui vão acontecendo e que, regra geral, nem vos passa pela cabeça.
Hoje dou-vos a conhecer uma dessas situações.
Refiro-me a uma visitante oriundo do Brasil que nos encontrou, muito provavelmente, numa fase desesperada de sua vida, recorrendo à pesquisa do motor de busca do Google.
Os termos que utilizou para nos encontrar foram "COMO FAZER REZA PARA A VIDA MUDAR".
Não sei se o conseguimos ajudar, mas ele, o internauta, ajudou-nos a contrair os músculos faciais e a expressar um sorriso.
Só por isso, muito obrigado.

A legionela politicalizada

«A bactéria da Legionella voltou à baila. Desta feita foi o vereador do PS [da Câmara Municipal da Póvoa do Varzim], Sousa Lima, quem levantou a possibilidade da bactéria continuar nas instalações da Varzim Lazer.
A delegada de saúde diz que a Legionella não se transmite pelo ar e que a suspeita é infundada.
Sousa Lima tem que provar o que afirmou ou então leva com um processo judicial, como referiu Macedo Vieira [presidente da Câmara da Póvoa de Varzim].
Tratando-se de um caso de saúde pública, Sousa Lima deve dar explicações aos poveiros.»

Esta é uma notícia avançada hoje pelo Jornal "A Voz da Póvoa" e que retoma uma situação vivida no início do ano, evidenciada pelo "Póvoa Semanário" e que dava conta de que "o jacuzzi da Varzim Lazer esteve interditado à utilização pública entre 22 de Janeiro e 18 de Fevereiro. Uma análise realizada pela Delegação de Saúde da Póvoa de Varzim às águas desse espaço detectou a presença de Legionella Pneumophila – bactéria responsável por 1/3 das mais graves formas de pneumonia.

Entretanto pergunto: – Se "a legionella não se transmite pelo ar", afinal como é que se transmite? Será que o risco de contrair a doença está na ingestão da água? Se sim, em vez de uma pneumonia atípica, não deveriamos falar de uma eventual infecção de origem alimentar?

Admito que esta frase tenha sido "colada" na notícia de forma descontextualizada, pelo que julgo dever ser merecedora de reparo, mas não serei eu, com certeza, a fazê-lo!

------------------------------
Nota: parêntesis, negritos e itálicos meus.

quarta-feira, 25 de junho de 2008

A Saúde Ambiental na Wikipédia

A Wikipédia é uma enciclopédia livre, escrita em colaboração pelos seus leitores e que contém uma vasta quantidade de informação sobre os mais variados assuntos, se não todos, e a Saúde Ambiental já lá está.
O artigo alusivo à Saúde Ambiental faz, basicamente, alusão ao conteúdo do Decreto-Lei n.º 117/95 de 30 de Maio, que cria a área profissional de técnico de higiene e saúde ambiental e define o respectivo conteúdo funcional.
É, certamente, uma forma de divulgação da nossa área profissional, mas cujo conteúdo é passível de vir a ser melhorado, com a inclusão de mais informação que venha a promover o que somos e o que fazemos.
Esta é uma ideia já abordada no Fórum das Tecnologias da Saúde Online no tópico TDT na Wikipédia e que eu aqui retomo.
Porque qualquer pessoa pode alterar, de imediato, qualquer artigo, fazendo uso da ferramenta Wiki, sugiro a todos os Técnicos de Saúde Ambiental que colaborem na melhoria do artigo a que já aludi.

terça-feira, 24 de junho de 2008

A Saúde Ambiental aos olhos de uma médica interna do ano comum

Hoje, à semelhança do que acontece em muitos outros dias ao longo do ano, fui acompanhado por uma médica interna do ano comum.
A actividade da manhã de hoje estava inserida na vertente analítica do programa de vigilância da qualidade da água de utilização recreativa, o que nos fez visitar algumas das piscinas existentes no concelho.
Regra geral, tento promover a Saúde Pública como uma especialidade médica que deveria ser tida em consideração como primeira opção de escolha. Regra geral, não o consigo fazer.
A Saúde Pública é-lhes pouco grata, porque pouco grata também a é para os curricula de medicina. Todos se queixam do mesmo. Todos se queixam que só têm a percepção daquilo que é a Saúde Pública aquando do primeiro contacto com a realidade, muitas vezes já no internato.
Ainda assim, sou persistente neste papel ingrato de tornar a Saúde Pública apelativa para os médicos que por aqui passam. Se dizem que esta especialidade médica está em vias de extinção – e eu subscrevo –, não serei eu o acusado de nada fazer para inverter esta situação.
Ao longo do caminho para a primeira piscina, onde iríamos realizar as primeiras colheitas de amostras, fui abordando alguns conceitos teóricos, preparatórios para a actividade que se seguiria, enfatizando o papel do Técnico de Saúde Ambiental e, de alguma forma, o do Médico de Saúde Pública.
A meio da manhã, o assunto acabou, finalmente, por vir ao de cima.
– Então diga-me… já pensou na especialidade que irá escolher? Perguntei eu.
De lá veio a resposta mais improvável. – Sim, vou escolher Saúde Pública.

Confesso que se não fossemos no carro, teria dado ali e naquele momento, uma série de mortais encarpados à retaguarda, logo seguidos de um ou dois flick-flacks, tal era o meu contentamento.
Mas as surpresas não ficaram por ali. Logo de seguida continuou dizendo: – Mas as actividades dos Técnicos de Saúde Ambiental são muito mais interessantes que as dos Médicos de Saúde Pública. Não sei se escolhi bem.
Acenei com a cabeça, à laia de consentimento.

Naquela altura pensei seriamente se, afinal, não teria que voltar a tentar fazer-lhe ver que a Saúde Pública é que era de facto a especialidade a considerar.
Não! Não foi preciso.

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Pós-Graduação em Segurança e Higiene do Trabalho na ESTeSL

Estão abertas, até ao dia 5 de Setembro de 2008, as inscrições para a Pós-Graduação em Segurança e Higiene do Trabalho que terá lugar na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa e cuja coordenação do curso é da responsabilidade da Área Científica de Saúde Ambiental e que apresenta como objectivos, formar profissionais com competências nas áreas de:
  • Coordenação e controlo das actividades de prevenção e de protecção contra riscos profissionais;
  • Avaliação de riscos profissionais;
  • Programação e implementação de medidas preventivas e/ou correctivas; e
  • Realização de auditorias de segurança e higiene no trabalho.
Este é um curso homologado pela Autoridade para as Condições de Trabalho e, uma das coisas interessantes é o facto de contemplar seminários de: Segurança na Construção Civil [15h]; Controlo da Infecção Hospitalar [9h]; Gestão do Risco de LMELT na Perspectiva Ergonómica [12h]; Riscos Industriais Graves [9h]; Socorrismo [30h]; Implementação de Projectos [9h].
Além dos seminários, os frequentadores do curso de pós-graduação terão ainda um módulo de Implementação e Auditorias a Sistemas.
À frequência, tanto do módulo de Implementação e Auditorias a Sistemas como do seminário de Socorrismo, confere a atribuição de um certificado de formação.

Para acederem a mais informações, nomeadamente as relativas às propinas, ao plano de estudos e à duração e horário, por exemplo, cliquem aqui ou na imagem.

sexta-feira, 13 de junho de 2008

A Saúde Ambiental chega ao "Arte para a Vida"

«O Arte para a Vida é um projeto de prevenção em saúde, utilizando a arte teatral como um dos veículos de sensibilização para os temas trabalhados. Projeto voluntariado da autora e componentes. Com muita vontade vou ensinando como devem a saúde tratar, teatro e muita vou a escola e aos quatro cantos levando conhecimento, mudando comportamento, em forma de poesia.»

Enquanto blogue, reconheço que não será um sítio a colocar nos favoritos, no entanto, foi o projecto propriamente dito que me chamou a atenção...

E a Saúde Ambiental já chegou ao Arte para a Vida através da peça "Jardim de Sonhos" e da qual vos apresento um poema em tom de RAP (Rhythm and Poetry).
Entretanto, à Maria Anunciada, o desejo de continuação do bom trabalho.


A NATUREZA CHORA

Restos de comida, cascas de frutas
Papel, papelão, lâmpadas queimadas
Pilhas gastas, móveis quebrados.
Pedaços de tábuas, pregos enferrujados

Cascas de ovos, borra de café
Lápis sem ponta, restos de tinta
Palha de milho, caroço de jaca
Cascas de coco, pedaços de lata.

Que desperdício a natureza chora
No terreno ao lado o munturo aumenta
As reações químicas entre a matéria agem
Exalando odores insuportáveis.

Ratos, baratas, moscas, mosquitos
Ploriferam neste ambiente
São macrovetores crescendo fortes
Levando doenças a nossa gente

As diarréias, febres estranhas eclodem
Epidemias se alastram sem controle
Dengue, parasitoses,
As crianças adoecem, mães sofrem.

Podemos evitar estas doenças
Lavando as mãos tratando as águas
Com cuidado, deixando lixo coberto
Limpando a casa e o terreno ao lado

Do lixo ao luxo é só um passo
A lata, o vidro, o jornal lido
Papel usado amassado
É reciclado e novamente reutilizado

Pequenas medidas, grandes mudanças
Dantes odores, hoje perfumes, flores
A natureza respira, as doenças desaparecem
As crianças saudáveis sorriem /A saúde resplandece

O meio ambiente dantes agredido
Hoje sorri, o planeta floresce.
Transformando lixo em luxo
As flores reaparecem
A NATUREZA AGRADECE.

------------------------------
Nota: ilustração recolhida no blogue Arte para a Vida.

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Subscrevendo o Saúde Ambiental...

Sabe que pode receber todos os dias, e sempre que houver mensagens novas no blogue Saúde Ambiental... (Saúde Ambiental. Salud Ambiental. Environmental Health. Santé Environnementale.), uma mensagem de correio electrónico com todas as mensagens colocadas nesse mesmo dia? Isso evitaria aquelas visitas diárias que, em algumas circunstâncias, não trazem nada de novo.
Clique na imagem para subscrever o feed do blogue Saúde Ambiental...

terça-feira, 10 de junho de 2008

Programa de Vigilância Sanitária de Água de Utilização Recreativa: colheita de amostras

Depois de vos ter mostrado um vídeo referente a actividades de vigilância sanitária de águas balneares e um outro respeitante à colheita de amostras em fontes decorativas para pesquisa de legionellas, incluindo amostras de água, de aerossóis e de biofilme, venho propor-vos que vejam um vídeo preparado durante a unidade curricular "Estágio de Aprendizagem II" do Curso de Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.
Estávamos no ano lectivo 2005/2006 e os ilustres intérpretes são a Sandra Peixoto e o Bruno Barroca (mais conhecido por Gugas), já vossos conhecidos a propósito duma sessão de educação ambiental (nós estamos a crescer e o planeta vamos defender).

O vídeo é referente a colheita de amostras de água para fins recreativos, em piscinas, e evidencia claramente o desempenho de um Técnico de Saúde Ambiental, na vertente analítica, no âmbito de um Programa de Vigilância Sanitária de Água de Utilização Recreativa.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Regulamento dos Requisitos Acústicos dos Edifícios

Foi publicado hoje, no Diário da República Electrónico, o Decreto-Lei n.º 96/2008, que procede à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 129/2002, de 11 de Maio, que aprova o Regulamento dos Requisitos Acústicos dos Edifícios.
As normas contidas no Regulamento aplicam-se à construção, reconstrução, ampliação ou alteração de edifícios, em função dos usos a que os mesmos se destinam, nomeadamente:
  1. Edifícios habitacionais e mistos;
  2. Unidades hoteleiras;
  3. Edifícios comerciais e de serviços, e partes similares em edifícios industriais;
  4. Edifícios escolares e similares, e de investigação;
  5. Edifícios hospitalares e similares;
  6. Recintos desportivos;
  7. Estações de transporte de passageiros; e
  8. Auditórios e salas.

domingo, 8 de junho de 2008

O Saúde Ambiental... n'O Meu Espaço

«O "Bloteigas" foi linkado pela colega Carla Casimiro, n'O Meu Espaço, na lista dos "utilitários".

Conhecemo-nos há muitos anos e no entanto, há muitos anos que não nos vemos.
Partilhámos as salas de aula no Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC).
Colega, um beijo p'ra ti e o desejo de felicidades.»
Era assim que lhe havia feito referência no antigo "Bloteigas", sem que nunca a tivesse mencionado aqui, mesmo depois da colega ter adicionado a hiperligação para o Saúde Ambiental. Salud Ambiental. Environmental Health. Santé Environnementale., no espaço reservado à SAÚDE E AMBIENTE.

Neste momento, reitero-lhe o desejo de felicidades.
Em função do motivo da sua ausência, julgo que nesta altura já será mãe da Mariana. Se assim é, espero que tenha corrido tudo bem. Se assim será, espero que tenha uma hora pequenina.

sábado, 7 de junho de 2008

O meu clube: Portugal!

Gosto de futebol e sofro pela Selecção Portuguesa (sócio n.º 31517). Hoje não será excepção.

Portugal dá hoje, ao fim da tarde, o pontapé de saída na sua participação no Euro 2008. Esperemos que seja o início de um longo caminho que nos leve até à final. Se é verdade que o futebol e eventuais vitórias não resolverão os problemas sérios que Portugal, a nível interno, tem que resolver, também é verdade que a cada vitória conseguida, corresponderá um sorriso na face de cada português.


------------------------------
Nota: Ilustração recolhida no blogue iDi@s
.

A Saúde Ambiental na "nova" travessia sobre o rio Tejo

Hoje proponho mostrar-vos uma fotografia que descobri no “fundo do baú”.
É uma das minhas relíquias de estágio, quando, no ano de 1996, passei pelo Serviço de Saúde Pública do Centro de Saúde de Sacavém, na qualidade de aluno de Saúde Ambiental da ainda Escola Técnica dos Serviços de Saúde de Lisboa, actual Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa. Já lá vão mais de 12 anos.
Também naquela altura a máquina fotográfica andava quase sempre comigo. Se agora é uma digital da Sony, em 1996 era uma reflex da Minolta. A Dynax 500 si.
Terei sido, em conjunto com o meu colega de estágio, Carlos Lourenço, actual Técnico de Saúde Ambiental (TSA) do Centro de Saúde de Algueirão-Mem Martins e a minha monitora de estágio, TSA Dulce Fernandes, um dos primeiros elementos alheios à obra da construção da Ponte Vasco da Gama, a subir a um dos tabuleiros da “nova” ponte sobre o rio Tejo.
Oportunamente espero relevar-vos mais algumas fotografias daquela actividade e daquele tempo.
Entretanto, a propósito da fotografia que aqui vos mostro, peço-vos que lhe prestem alguma atenção.
O que se vê ao fundo corresponde à margem norte do rio Tejo e compreende a parte norte do concelho de Lisboa – local onde naquela altura se desenrolavam as obras para a Expo’98 – e ainda, parte do concelho de Loures.
Reparem na interface terra-atmosfera. Notam alguma coisa “estranha”? O que será?

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Concurso para provimento de cinco lugares de Técnico de Saúde Ambiental (1.ª Classe)

Foi publicado hoje no Diário da República Electrónico o Aviso n.º 17475/2008, que promove a abertura de concurso interno de acesso misto para provimento de cinco lugares de técnico de 1.ª classe da carreira Técnico de Diagnóstico e Terapêutica, área de Saúde Ambiental.
As vagas a concurso são para o distrito de Setúbal: Centro de Saúde de Alcácer do Sal (3 vagas) e Centro de Saúde da Amora (2 vagas).
Chamo a atenção para o facto de algumas desta vagas se destinaram a Técnicos de Saúde Ambiental pertencentes aos respectivos Centros de Saúde, sendo que para cada um dos locais, uma das vagas será para funcionários de outros serviços da Administração Pública.
Boa sorte para os candidatos.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Dia Mundial do Ambiente 2008

Hoje é o dia Mundial do Ambiente.
O Dia Mundial do Ambiente, comemorado todos os anos no dia cinco de Junho, é um dos principais veículos através dos quais as Nações Unidas estimula a consciencialização mundial do meio ambiente e reforça a atenção política e de acção.
O slogan para o Dia Mundial do Ambiente de 2008 apela a que "Mude os seus hábitos! Rumo a uma economia com reduzida produção de carbono".
Esta é, aliás, uma necessidade a que já aqui fiz referência e à qual não nos podemos alhear.

O Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA), reconhecendo a dificuldade em definir a questão das alterações climáticas na época em que vivemos, solicitou a todos os países, empresas e comunidades que concentrem-se na emissão de gases com efeito de estufa e como reduzi-los.
O Dia Mundial do Ambiente irá ainda destacar os recursos e iniciativas que promovam uma economia com diminuição da produção de carbono e de mudanças nos estilos de vida, tais como a melhoraria da eficiência energética, utilização de energias alternativas, conservação florestal e o consumo ecológico.

As principais celebrações internacionais do Dia Mundial do Ambiente 2008, serão realizadas na Nova Zelândia, onde a cidade de Wellington receberá as Nações Unidas (leiam o press release).

Num sentido lato, a agenda definida pretende dar o rosto humano para as questões ambientais; capacitar as pessoas a tornarem-se agentes de desenvolvimento sustentável e equitativo; promover uma compreensão entre as comunidades, de forma a mudar de atitudes para com o universo ambiental; e defender e incentivar parcerias que assegurem a todas as nações e povos a comodidade de um futuro mais seguro e mais próspero.

Relembro ainda que "reciclar é uma forma fácil e inteligente de diminuirmos o lixo e pouparmos energia!" e que a partir do dia de hoje, 5 de Junho (Dia Mundial do Ambiente) já poderemos colocar as nossas rolhas nos "Rolhinhas" dos Hipermercados Continente. Uma iniciativa da Quercus e sobre a qual poderão saber mais aqui.

--------------------
Nota: informação e ilustração recolhidas no site do Programa das Nações Unidas para o Ambiente.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Saúde Ambiental... sem publicidade

Está quase a fazer um ano que estamos por aqui.
Após quase um ano a publicitar, com recurso ao AdSense da Google, decidi deixar de o fazer.
A opção inicial de o fazer deveu-se, essencialmente, ao facto de alguns dos widgets disponíveis no blogue serem pagos. A título de exemplo refiro o NeoEarth e o NeoCounter da NeoWorx, que para os manter disponíveis, com a aparência que lhes conhecem, implica o pagamento anual de um determinado montante.
Além dos widgets a que já aludi, também o registo do domínio http://www.saudeambiental.net/ requer uma determinada verba a pagar anualmente. Para os mais distraídos, sugiro-vos que façam uma visita a http://www.saudeambiental.com/ para que percebam que isto de promover os Técnicos de Saúde Ambiental (TSA) e a Saúde Ambiental, requer algum tempo, trabalho e, obviamente, dinheiro. Antes de garantir o registo do segundo domínio que já referi (.com), tive uma proposta de venda do proprietário de então e cujo montante pedido era de $250. Consegui garantir o registo do domínio por um valor significativamente mais inferior.
Mas e então porquê todas estas explicações e porquê deixar de publicitar?
Porque não é minha intenção ganhar dinheiro promovendo os TSA e falando de Saúde Ambiental.
Foi no último dia útil do mês passado (Maio) que recebi a confirmação do pagamento dos $100 (66,75 €) referentes ao AdSense que aqui tenho vindo a promover. Como este montante cobre as despesas efectuadas com o blogue, está na altura de parar.
A partir de hoje, estamos fechados a publicidade.

Plano Nacional de Acção Ambiente e Saúde 2008-2013

Depois de aqui já ter feito alusão ao Plano Nacional de Acção Ambiente e Saúde (PNAAS), que nessa ocasião foi apresentado como sendo o PNAAS 2007-2013, eis que finalmente foi publicada a Resolução do Conselho de Ministros n.º 91/2008 de 4 de Junho, que promove a sua aprovação, respeitante ao período de 2008-2013, e de onde retirei e vos apresento um excerto daqueles que foram os objectivos definidos para o Plano.

«O Plano Nacional de Acção Ambiente e Saúde 2008-2013 (PNAAS) tem como desígnio melhorar a eficácia das políticas de prevenção, controlo e redução de riscos para a saúde com origem em factores ambientais, promovendo a integração do conhecimento e a inovação, contribuindo também, desta forma, para o desenvolvimento económico e social do país.

Para atingir este fim, torna-se necessário promover a integração da informação relativa ao estado do ambiente e da saúde, tendo em consideração, nomeadamente, exposições combinadas, "efeitos cocktail" e efeitos cumulativos, dando particular atenção aos grupos mais vulneráveis da população, como as crianças, as grávidas, os idosos e os doentes.»

------------------------------
Nota: obrigado à colega Sílvia Silva, Técnica de Saúde Ambiental, por me ter feito chegar esta informação. Ilustração recolhida na Resolução do Conselho de Ministros n.º 91/2008 de 4 de Junho.