Saúde Ambiental. Salud Ambiental. Environmental Health. Santé Environnementale.
Para que se saiba mais sobre Saúde Ambiental, Saúde Pública, Segurança Alimentar, Segurança e Higiene do Trabalho, Educação Ambiental. Para que se saiba mais sobre nós, Técnicos de Saúde Ambiental.
Todas as opiniões aqui expressas são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
AGORA ESTAMOS AQUI

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Saúde Ambiental em convívio... no estágio

Esta semana foi bonito de se ver.
Começou a unidade curricular "Estágio de Aprendizagem II" do 3.º ano do Curso de Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), do Instituto Politécnico de Lisboa e, ao mesmo tempo, decorreu o "Seminário de Integração Profissional I" do 1.º ano do Curso de Saúde Ambiental da Escola Superior de Saúde de Beja (ESSB), do Instituto Politécnico de Beja.
Tal como já vem sendo hábito, também este ano recebemos estagiárias da ESTeSL mas, pela primeira vez, também recebemos alunas da ESSB. Se as primeiras terão que nos aturar durante três meses, as segundas apenas ficaram uma semana, naquilo que foi um estágio de observação, e hoje foi a despedida. Tivemos pena... soube a pouco.
Da esquerda para a direita, Liliana Martins, Ana Rita Matos e Soraia Marques da ESSB e, Vânia Gregório e Ana Raquel Mendes da ESTeSL.
Esta semana foi bonito de se ver. Foi bonito de se ver o convívio entre alunas de cursos de Saúde Ambiental, de escolas diferentes.
Para as que ficam, haja paciência. Três meses passam num instante e, apesar de trabalhoso, o estágio será gratificante (faremos por isso).
Para as que vão, muitas felicidades. Teremos saudades!

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Criação dos Agrupamentos de Centros de Saúde

Foi publicado hoje, dia 22 de Fevereiro de 2008, o Decreto-Lei n.º 28/2008, que estabelece o regime da criação, estruturação e funcionamento dos agrupamentos de centros de saúde (ACES) do Serviço Nacional de Saúde e cuja leitura atenta sugiro a todos os Técnicos de Saúde Ambiental (TSA) e Médicos de Saúde Pública (MSP).

Porque a estes grupos profissionais (TSA e MSP) interessará, em especial, o artigo 12.º, relativo às Unidades de Saúde Pública (USP), transcrevo-o abaixo.


"1 — A USP funciona como observatório de saúde da área geodemográfica do ACES em que se integra, competindo-lhe, designadamente, elaborar informação e planos em domínios da saúde pública, proceder à vigilância epidemiológica, gerir programas de intervenção no âmbito daprevenção, promoção e protecção da saúde da população em geral ou de grupos específicos e colaborar, de acordo com a legislação respectiva, no exercício das funções de autoridade de saúde.
2 — A equipa da USP é composta por médicos de saúde pública, enfermeiros de saúde pública ou de saúde comunitária e técnicos de saúde ambiental, integrando ainda, em permanência ou em colaboração temporária, outros profissionais que forem considerados necessários na área da saúde pública.
3 — As funções de autoridade de saúde são exercidas, a nível dos ACES, por médicos de saúde pública, que são nomeados nos termos de legislação própria.
4 — A autoridade de saúde a nível dos ACES integra-se na cadeia hierárquica directa das autoridades de saúde, nos termos do disposto na base XIX da Lei n.º 48/90, de 24 de Agosto [Lei de Bases da Saúde].
5 — O coordenador da USP indica, de entre os profissionais de saúde pública dos ACES, e sempre que solicitado, o seu representante nos órgãos municipais com responsabilidades de saúde."

As novas sete maravilhas da natureza

Estão a decorrer as nomeações e respectivas votações para a escolha das vinte e uma maravilhas da natureza que irão até à votação final e de onde sairão as novas sete maravilhas.

A votação inicial, para a escolha das finalistas terminará a 31 de Dezembro de 2008. Em Janeiro de 2009 serão anunciadas as 21 candidatas.

A votação final decorrerá em 2009 e até ao Verão de 2010, altura em que seão anunciadas as novas sete maravilhas da natureza.



------------------------------
Nota: obrigado ao Entre céu e mar... por nos ter dado a conhecer esta iniciativa.

IX Jornadas sobre Conservação da Natureza e Educação Ambiental

Porque fazemos parte do Saúde Ambiental Google Groups, tivemos conhecimento da realização das IX Jornadas sobre Conservação da Natureza e Educação Ambiental, que terão lugar no Instituto Politécnico de Viana do Castelo, nos dias 12 e 13 de Abril, em Viana do Castelo e cuja organização é da responsabilidade do Fundo para a Protecção dos Animais Selvagens (FAPAS).

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

O novo visual da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa mudou o visual do seu sítio na internet.
Os menus estão mais intuitivos e a informação disponível é, aparentemente, mais diversificada.
Uma área interessante a visitar é a área da biblioteca onde, por exemplo, se pode ficar a saber quais as últimas aquisições na área da saúde ambiental ou, em alternativa, aceder directamente à DocBWeb e pesquisar na base de dados bibliográfica.

As "Environmental Health Association" Americanas

Após uma semana ausente, resultado de uns dias pessoal e profissionamente atribulados, eis-me de regresso para vos dar a conhecer mais algumas Organizações de Saúde Ambiental. Desta vez são as Associações de Saúde Ambiental de alguns estados dos Estados Unidos da América...

Alabama Environmental Health Association
Alaska Environmental Health Association
Arizona Environmental Health Association
California Environmental Health Association
Colorado Environmental Health Association
Connecticut Environmental Health Association
Florida Environmental Health Association
Georgia Environmental Health Association
Hawaii Environmental Health Association
Idaho Environmental Health Association
Illinois Environmental Health Association
Indiana Environmental Health Association
Iowa Environmental Health Association
Kansas Environmental Health Association
Louisiana Environmental Health Association
Massachusetts Environmental Health Association
Michigan Environmental Health Association
Minnesota Environmental Health Association
Nebraska Environmental Health Association
Nevada Environmental Health Association
New Jersey Environmental Health Association
New Mexico Environmental Health Association
North Dakota Environmental Health Association
Ohio Environmental Health Association
Oregon Environmental Health Association
Pennsylvania Environmental Health Association
Rocky Mountain Environmental Health Association
Tennessee Environmental Health Association
Texas Environmental Health Association
Utah Environmental Health Association
Virgina Environmental Health Association
Washington Environmental Health Association
Wisconsin Environmental Health Association
Wyoming Environmental Health Association

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

O meu dia de São Valentim

Hoje foi o dia de São Valentim. O Dia dos Namorados.
A minha prendinha foi boa... muito boa.

Dia 26 de Junho lá estarei, no Pavilhão Atlântico, para ouvir Jack Johnson.

Ouvi-lo faz-me sentir, de novo, adolescente.
Recorda-me aqueles Invernos em que, ainda antes das oito horas da manhã, na praia de Carcavelos, já sentia o sabor da água salgada e acabava a manhã a tomar um cacau quente para recuperar energias.

Poderes de Autoridade de Saúde na ausência de Médico de Saúde Pública

Este post é para, de alguma forma, dar resposta à questão da futura colega, Rita Lampreia, que no “shoutbox” pergunta:

“Na ausência do médico de saúde pública num serviço de âmbito local. Como poderão ser asseguradas as áreas dos Poderes de Autoridade de Saúde nesse serviço?!”

Então, salvo melhor opinião, resultante de diferentes interpretações dos diplomas legais em vigor, podemos ter as situações que a seguir refiro.


  1. De acordo com o artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 336/93 de 29 de Setembro, as nomeações das Autoridades de Saúde – Delegados de Saúde – são efectuadas de “entre médicos da carreira médica de saúde pública ou, a não ser possível, transitoriamente, de entre médicos das outras carreiras”;
  2. O Decreto-Lei n.º 286/99 de 27 de Julho prevê, no artigo 4.º, que as competências das Autoridades de Saúde, previstas no diploma referido no ponto anterior, sejam delegadas, “com a faculdade de subdelegação, nos profissionais que integram os respectivos serviços de saúde pública, de acordo com as áreas específicas de intervenção”.
Assim, ou temos um médico doutra carreira, que não a de saúde pública, que pode ser nomeado Autoridade de Saúde, sendo-lhe cometidas todas as competências previstas no Decreto-lei n.º 336/93, ou, em alternativa, poder-se-á promover a delegação de competências a outros profissionais, por exemplo Técnicos de Saúde Ambiental (TSA), que neste caso deverá ser feita pelo Delegado Concelhio, caso exista, ou pelo Delegado Regional. Nesta situação, o TSA não é nomeado Autoridade de Saúde. Apenas lhe serão delegadas aquelas competências que de alguma forma se enquadram no seu conteúdo profissional, definido pelo Decreto-Lei n.º 117/95 de 30 de Maio.

Entretanto, há quem defenda que esta delegação de competências é ilegal, injusta, ou até, eticamente reprovável.
Mais informações, relacionadas com este assunto aqui, aqui e aqui.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Os Campadres... fiscais

Já havia promovido a divulgação desta ilustração de "Os Compadres..." da autoria de Paulo Teixeira (vulgus Sergei, do Sergei Cartoons), ao remetê-la ao chefe de redação do Pasquim de Saúde Ambiental.
Entretanto, como aquele periódico saiu, infelizmente, de circulação, deixo-a aqui... para recordar.
Hãaaa... o que é isto??
Uiiiiiiiii... pois... recebi-a por correio electrónico.
E agora, pergunto eu: - E baratas... quantas são permitidas?
Se a ASAE por aqui passa, azarinho. Tanto quanto julgo saber, eles aqui, ainda não "racham lenha".

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Carl Warner e as Foodscapes

Uma delícia.
São, literalmente, uma delícia, estas fotografias de Carl Warner.
O fotógrafo britânico Carl Warner criou uma série de fotografias utilizando apenas alimentos para formar alguns cenários. As chamadas "foodscapes" mostram cavernas submarinas, florestas, praias ao pôr do sol, cascatas, e muitas outras paisagens, utilizando, por exemplo, frutas, legumes, queijos e massas.
Para ganhar em profundidade, utilizou mesas de 1,2 metro por 2,4 metros. Além disso, para evitar que os alimentos murchassem antes do fim de cada click, as fotografias foram tiradas em "camadas", recorrendo a uma técnica antiga que permite a sobreposição de várias imagens em cada película.

Para visualizar mais algumas das fotografias, aceda, por exemplo ao sítio da BBC News, aqui, ou visite a página pessoal do artista.

Estágio profissional na área de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho

Empresa de referência na área da Segurança e Higiene e Saúde no Trabalho sediada em Lisboa pretende recrutar Técnico para Estágio Profissional.

Descrição da função
- Apetência para o desempenho de funções nomeadamente:
- Organização, desenvolvimento de actividades de prevenção e protecção contra os riscos profissionais;
- Formação nas áreas relacionadas com Segurança e Higiene do Trabalho.

Perfil do candidato
- Licenciatura em área técnica relevante; Ergonomia
- Experiência mínima de dois anos na função, nomeadamente na elaboração de relatórios técnicos e avaliação de condições de trabalho;
- Conhecimentos da legislação relativa à Segurança e Higiene do Trabalho;
- Conhecimentos de informática na óptica do utilizador;
- Integração em equipa jovem e dinâmica;
- Espírito de equipa;
- Iniciativa e capacidade de trabalho;
- Capacidade de organização e resolução de problemas;
- Disponibilidade a curto prazo;
- Com Certificado de Aptidão Profissional;
- Com CAP de formador e experiência de formação.

Oferta
- Formação continua;
- Outras regalias em vigor na empresa.

Contactos
- Os interessados deverão enviar o seu curriculum vitae para: unisht@gmail.com

------------------------------

Nota: informação recolhida no fórum de Saúde Ambiental do Terravista, num post publicado a 21 de Janeiro de 2008.

Técnico Superior de Segurança e Higiene no Trabalho para Lisboa

Empresa necessita de admitir, com URGÊNCIA, um Técnico Superior de Segurança e Higiene no Trabalho com CAP de nível V, em full-time para uma obra em Lisboa, com a duração prevista de 1 ano.
Dá-se preferência a pessoa com alguma experiência em obras.
Contacto: Fernando Pedreira - 93 359 32 51
Cortesia do colega Hélder Simões

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Feliz aniversário, Cebolinha

Está, por estes dias, a fazer seis anos que o Cebolinha apareceu pela primeira vez.
Nessa altura não tinha as pinturas necessárias para caracterização do palhaço que frequentemente se deslocava aos jardins-de-infância e às escolas do primeiro ciclo para dinamizar acções de educação para a saúde e ambiente.
Porque os estúdios e os serviços administrativos da NBP estavam - e ainda estão - sediados numa das freguesias da zona de intervenção do Centro de Saúde onde trabalho como Técnico de Saúde Ambiental, ao início socorria-me deles para que me pintassem a cara e disfarçassem o "palhaço" que sou todos os outros dias.
A primeira vez que aconteceu, cheguei aos estúdios onde se estavam a gravar as cenas interiores do "Anjo Selvagem", em Bucelas, ainda antes das sete da manhã. Pediram-me que assim fosse para que me caracterizassem antes da chegada dos actores. No fim, e para mais tarde recordar, tiraram-me uma fotografia com uma Polaroid. Esta fotografia que agora vos mostro.
No percurso de quase vinte quilómetros que tive que fazer até ao Centro de Saúde, onde me vesti, e dos outros, quase cinco, que fiz já vestido, até ao jardim-de-infância, diverti-me e diverti muitos dos que comigo se cruzaram.

Feliz Aniversário, Cebolinha.

Posts relaccionados

sábado, 9 de fevereiro de 2008

Micologia Clínica e Ambiental

Micologia Clínica e Ambiental (hiperligação para o folheto) é o nome do curso que a Escola Superior de Tecnologia de Saúde de Lisboa está a organizar com a colaboração da bioMérieux.
O início da formação será a 1 de Abril e a finalização a 29 de Maio. terá a duração de 60 horas, a que corresponderá a atribuição de 4 ECTS.
As sessões decorrerão às terças e quintas-feiras, das 17 às 20 horas, com dois seminários previstos a ocorrer nos sábados de 24 e 31 de Maio, na Escola Superior de Tecnologia de Saúde de Lisboa.
Inscrições até 28 de Março de 2008.

PROGRAMA
Micologia Clínica
- Fungos leveduriformes micoses mucocutâneas.
- Testes de detecção de anticorpos/antigénios de agentes fúngicos
- Dermatófitos e dermatofítias
- Fungos associados a infecções respiratórias e sistémicas.
- Micoses subcutâneas.
- Colheitas biológicas.
Micologia Ambiental
- Contaminação fúngica das areias balneares, do ar interior, da água e das superfícies.
Seminário
- Doenças Emergentes em Micologia.

Segurança, Saúde e Ambiente no Trabalho da Construção Civil

A formação, com início previsto para 26 de Março e fim a 4 de Junho, terá a duração de 90 horas, a que corresponderá a atribuição de 7 ECTS.
As sessões decorrerão às quartas e sextas-feiras, das 19 às 22 horas e aos sábados, das 10 às 13 horas, na Escola Superior de Tecnologia de Saúde de Lisboa.
Inscrições até 20 de Março de 2008.


PROGRAMA
Métodos e Processos Construtivos
- Obras de Engenharia (ferrovias; obras portuárias; Rodovias; obras de arte).
- Obras de Geotecnia (fundações especiais vários métodos).
- Obras de Construção Civil Edifícios).

Sistemas de Protecção Colectiva e Individual aplicáveis à Construção Cívil
- Queda em Altura.
- Soterramentos.
- Electrocussão.
- Máquinas e Equipamentos de Trabalho.
- Montagem de Estaleiros de Apoio.
- Espaços Confinados.
- Ambientes explosivos.
- Materiais com Riscos Especiais.
- Elevação e Movimentação de Cargas.
- Riscos Especiais.
- Gestão da Formação em Obra.

Gestão Ambiental na Construção Cívil e Conceitos Aplicáveis à Gestão da Qualidade em Obra
- Programas de Gestão Ambiental.
- Emergências Ambientais.
- Gestão de Resíduos de Construção Cívil.
- SIRER.
- Gestão da Qualidade em Obra.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Sistema de Informação Documental sobre o Direito do Ambiente

Irá ter lugar hoje, dia 8 de Fevereiro de 2008, no Auditório da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) a apresentação pública da segunda versão do SIDDAMB (SIDDAMB 2).
O SIDDAMB é um sistema integrado de informação documental de legislação (nacional, comunitária, internacional e estrangeira), de jurisprudência e de doutrina em matéria de Ambiente.
Pretende-se com este sistema proporcionar aos operadores do direito e da área do ambiente, bem como aos cidadãos um fácil acesso e em tempo real à informação, apresentada de forma interactiva, em texto integral e com análise jurídica associada, promovendo assim o direito de cidadania nesta matéria.

O SIDDAMB em exploração assenta em tecnologias de informação obsoletas, razão pela qual a APA avançou com a criação de um novo Sistema de Informação adaptado aos mais modernos e actuais mecanismos de informação ao cidadão.

Textos para publicação no Fórum do Portal Ambiente & Saúde

O Portal Ambiente & Saúde está a aceitar textos para publicação no seu Fórum de Discussão.
O objectivo é o de discutir os temas de saúde ambiental que mais interesse poderão ter para o público do Portal onde, obviamente, os Técnicos de Saúde Ambiental se incluem. Eis aqui mais uma excelente oportunidade para, de forma indirecta, promover a imagem deste grupo profissional.
Os textos para publicação devem abordar temas relacionados com a saúde ambiental e ter um máximo de 1000 caracteres (sem espaços).
O documento deve ser enviado por correio electrónico até ao dia 31 de Março de 2008.

Feliz Ano do Rato

E pronto, eis que um novo ano chegou.
Desta vez é o ano do Rato... o meu ano.
Feliz Ano Novo Chinês.

«O ano do rato é um ano de abundância, trazendo a oportunidade e bons projectos. Será marcado pelo especulação e pela flutuação nos preços dos produtos e do mercado mantido em stock; a economia do mundo em geral crescerá. O negócio estará no auge, podem ser feitas fortunas e será uma fácil fazer planos de investimento a longo prazo porque a pechincha que o ano do rato traz servirá para os anos de quebra que podem seguir. Todos os riscos iniciados neste tempo serão bem sucedidos se as pessoas se prepararem bem. Entretanto, evite correr riscos desnecessários: o ano do rato é governado ainda pelo frio do Inverno e pela escuridão da noite. Aqueles que especularem indiscriminadamente e extravazarem virão a ter uma triste conta.Ao todo, este será um ano mais feliz do que a maioria: livre dos eventos e das guerras explosivas e com muito menos catástrofes do que por exemplo os anos do tigre ou do dragão.Uma época genial que encontra na maioria de nós o que socializamos e o que apreciamos. »
No que diz respeito à personalidade, "as pessoas do rato são estudiosas. Têm muita ambição mas revelam integridade são de uma persistência inacreditável, e as suas vidas são muito governadas por emoções. São caracterizados frequentemente pelo encanto, pelo sociabilidade por muita delicadeza."

Os ratos de 1972, são os Ratos Água.
«Este tipo do rato está mais virado para o pensamento. O seu interior é excelente e tem um bom relacionamento com toda os níveis de pessoas. Ele será respeitado e facilmente promoverá os seus talentos porque é uma pessoa sensata e compreensiva por natureza. Ele é tradicional e conservador prefere nadar pela corrente do que nadar contra. No entanto isso não o impede de ser calculista. Uma pessoa com estas características poderá exercer influência em certas áreas importantes. Ele sabe reconhecer os gostos e do que os outros menos gostam e utiliza esse conhecimento para lhes agradar e tirar partido disso. No entanto, não é selectivo e tende a falar com toda a gente, o que lhe pode vir a trazer embaraços. Com aptidão para a escrita, facilmente coloca as suas ideias no papel, este rato terá necessidade de estudar até ao fim, tendo sempre a vontade de aprender mais.»
O Ano do Rato para os ratos, "é um ano próspero para o nativo do Rato. Poderá ser promovido ou atingir o auge da carreira. No campo da saúde não se terá que preocupar. Poderá esperar ganhos monetários e atingir vários objectivos."
Esperemos que não haja equívocos!!

------------------------------

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Se aproveitarmos hoje, amanhã seremos mais felizes

Apresento-vos mais uma ilustração do passatempo "Leite Escolar 2000/2001" a que já aqui tinha feito referência.
Este desenho foi feito pela Flávia Andreia Cerqueira Peixoto, que na altura tinha 5 anos e frequentava o Jardim de Infância de Ferreiros - Arões S. Romão, concelho de Fafe (agrupamento). O mote continua a ser "aproveitar para proteger".

O descendente (mais velho) chega sempre a casa com um pacotinho de leite escolar. Todos os dias à noite, quando chego, lembro-me de ir espreitar a sacola do rapaz, na expectativa de voltar a ver o leite escolar com este tipo de ilustrações tão coloridas e educativas. Isto acontece desde Janeiro e este tipo de ilustrações não voltou a aparecer.
Agora, o leite escolar vem "embrulhado" assim.
Se é verdade que os bonequinhos se apresentam mais perfeitos, também é verdade que essa será, porventura, a única mais valia.

Botas e capacete é suficiente

" É bom saber que temos botas e capacetes seguros."
------------------------------
Nota: tradução livre. Imagem recolhida em CartoonStock.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Segurança alimentar para os lados de Bangkok

Nós, por cá, temos o "Leitão da Bairrada". Eles, por lá, pela Tâilandia, têm o "Cachorro de Bangkok".
E ASAE, não há? Pelo que se pode ver, dava jeito. Ou será aquilo considerado um petisco tradicional a que a entidade competente lá do sítio não releva para efeitos de...
Cliquem na imagem para ampliar.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Comunicação e Saúde Ambiental

Decorrerá, já no próximo dia 1 de Março de 2008, sob a coordenação da Prof. Doutora M. Fátima Reis, do Instituto de Medicina Preventiva, o seminário "Comunicação e Saúde Ambiental".
O evento decorrerá entre as 10 e as 17 horas, no edifício Egas Moniz do Instituto de Formação Avançada da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e contará com a presença de, entre outros: Prof. Filipe Duarte Santos da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; Prof. Francisco Ferreira da Quercus; Prof. Salvador Massano Cardoso da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra; e Viriato Soromenho Marques do Programa Gulbenkian Ambiente.
Para mais informações sigam a hiperligação do cartaz.

Equipamentos de protecção individual (EPI) a oriente

Não raras vezes recebemos, por correio electrónico, algumas "pérolas" no que diz respeito às práticas de Segurança e Higiene do Trabalho. Esta fotografia é mais um desses exemplos que me entrou pela caixa de correio adentro.
Esta imagem vinha associada a uns gráficos que davam conta das importações e exportações de ferro na China.
Um bom exemplo para ilustrar as formações, mas um mau exemplo para utilizar na actividade profissional.

------------------------------
Legenda: a worker welds at a construction site in
Nanjing, the capital of East China's Jiangsu Province.
Imagem de origem e autor desconhecidos.

sábado, 2 de fevereiro de 2008

O Livro Amarelo na NET

Deixo-vos a hiperligação para o Livro Amarelo na NET.

O Livro Amarelo na NET é o portal do cidadão para reclamações em Portugal, que pretende ser uma base de dados de reclamações dos consumidores para os consumidores, sejam particulares ou empresas.
Ali poderão registar as vossas reclamações e pesquisar as reclamações registadas por outros cidadãos.
O Livro Amarelo na NET não pretende ser um mediador de conflitos e não tem como objectivo interceder activamente pelos consumidores.

Ainda assim, parece-me ser um serviço muito interessante, merecedor da respectiva divulgação.

Ali podemos, entre tantas outras, aceder a uma reclamação referente ao Centro de Saúde da Amadora e que tem como título: "Centro de Saúde encerra às 22. Às 21:15 recusam atendimento enviado pela linha Saude24".

Passeio virtual pela Serra da Estrela

Hoje venho propor-vos um passeio pela Serra da Estrela. Um passeio diferente, muito "ao gosto" do Cântaro Zangado. Um passeio que pode ser feito sem sair de casa. Um passeio que pode ser feito sem estragar.

Recorrendo ao Sistema de Realidade Virtual da Serra da Estrela, desenvolvido pela Caixa D'Imagens para o Centro de Interpretação da Serra da Estrela, da Câmara Municipal de Seia, com base nas mais recentes tecnologias de Realidade Virtual e de 3D, podemos visitar a Aldeia de Cabeça, a Central Hidroeléctrica da Ponte de Jugais, a Lagoa Comprida, o Castelo de Linhares e tantos outros lugares de interesse naquela região.
As vantagens em termos ambientais são evidentes. O único "senão" é que esta realidade virtual ainda não permite as tão características sensações de cheiro e sabor daquela zona.

Os "pacotes" de leite da escola devem ser colocados no contentor do papelão

Enquanto Técnicos de Saúde Ambiental (TSA), e no âmbito das actividades de Saúde Escolar, há "pormenores deliciosos" que nos escapam aquando das visitas aos estabelecimentos do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico da rede pública.
Eu acabei por descobrir este "pormenor", não na qualidade de TSA mas na qualidade de pai de uma criança em idade pré-escolar.
Estou a falar da educação ambiental que era feita nas embalagens do leite escolar.
Na iniciativa do Ministério da Educação, passatempo "Leite Escolar 2000/2001", as crianças tiveram que fazer um desenho alusivo aos tema "aproveitar para proteger". Os desenhos seleccionados acabaram por ilustrar as embalagens do leite escolar, veículando dessa forma, mensagens de extrema importância para a preservação do meio ambiente.
Hoje deixo-vos a ilustração da Liana Marlene de Sousa Moreira, que na altura tinha 9 anos e frequentava o 4.º ano de escolaridade na Escola Souto n.º 2 - Portela do Monte, concelho de Penafiel (agrupamento).

Oportunamente divulgarei mais algumas ilustrações.
Infelizmente, as embalagens de leite escolar mudaram de visual. Desde o início deste ano civil que a mensagem foi descontinuada. Esperemos que seja retomada em breve.