Saúde Ambiental. Salud Ambiental. Environmental Health. Santé Environnementale.
Para que se saiba mais sobre Saúde Ambiental, Saúde Pública, Segurança Alimentar, Segurança e Higiene do Trabalho, Educação Ambiental. Para que se saiba mais sobre nós, Técnicos de Saúde Ambiental.
Todas as opiniões aqui expressas são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
AGORA ESTAMOS AQUI

terça-feira, 4 de novembro de 2008

O Saúde Ambiental... oferece uma Nespresso Lattissima

A partir de hoje, e até ao final do ano, iremos aqui promover um "passatempo".
Na verdade, o passatempo não é do Saúde Ambiental...
Na verdade, o passatempo é da ourgoodies.net.

Na verdade, a ideia é, com a vossa ajuda, fazer com que o Saúde Ambiental... ganhe uma Nespresso Lattissima para depois escolhermos, de forma aleatória, de entre os subscritores do feed por email, aquele que a levará para casa.

Então o que fazer para ganhar?...
  1. Subscrever o feed por email;
  2. Clicar na imagem desta mensagem, aqui, ou na primeira imagem da coluna da direita e efectuarem o vosso registo no passatempo;
  3. Para potenciar as possibilidades de virmos a ganhar, podem ainda convidar os vossos contactos, por correio electrónico, a fazer o mesmo ou, em alternativa, fazer um copiar/colar do texto http://www.lattissima.ourgoodies.net/index.php?r=sa.eh.se@gmail.com, convidando-os a segui-la e a registarem-se.
Se tudo correr bem, lá para o início de 2009 daremos notícias acerca deste passatempo.

7 comentários:

Anónimo disse...

Boa ideia.
Já agora, quantos leitores é que têm?
Uma pergunta: tenho que usar os links ou vou directamente ao site do passatempo?

Anónimo disse...

Olá anónimo.
Quando fala em leitores deduzo que se queira referir a subscritores do feed por email. Se for esse o caso, adianto-lhe que até ao início do passatempo tínhamos 30, ou seja, 30 potenciais candidatos a receber a Nespresso Lattissima.

Em relação à segunda pergunta, a resposta é SIM.

Neste passatempo ganha quem mais pessoas conseguir inscrever. Nesse sentido, têm que seguir as hiperligações definidas (tanto no texto como nas imagens) para que quem promove o passatempo saiba quem vos indicou. Há-de reparar que no texto que sugeri que copiassem/colassem nas mensagens de email que podem enviar aos vossos contactos (http://www.lattissima.ourgoodies.net/index.php?r=sa.eh.se@gmail.com) aparece o nosso email (sa.eh.se@gmail.com). Por email, só seguindo essa hiperligação é que eles sabem que fomos nós que vos sugerimos este passatempo.
Espero ter esclarecido. Mais dúvidas não hesitem em perguntar.
Entretanto, estamos a pensar ir dando conta do número de inscritos que vamos tendo no passatempo. Posso ainda dizer que no último passatempo que promoveram, o vencedor conseguir inscrever 509 pessoas. Este deverá ser um número de referência. Perspectiva-se uma tarefa difícil.

Anónimo disse...

Caro colega Vitor Manteigas, sou um fã e leitor atento desta tua página, pela qual te dou os parabéns por nos tentares manter informado por tudo quanto se faz pela Saúde Ambiental e não só.
Quanto a esta tua ideia de oferecer uma Nespresso Lattissima, acho uma péssima ideia, dado a quantidade de resídduos que estas máquinas de café produzem, motivo pela qual me mantenho fiel à minha máquina de café, antiguinha, mas muito boa, esta é uma página dedicada à Saúde Ambiental e ao AMBIENTE, que devemos preservar.

Cumprimentos

Rui Clemêncio

Anónimo disse...

Olá Rui.
Porque a preservação do AMBIENTE é obrigação individual de cada um de nós, o teu comentário acaba por ter um papel importante nesse propósito, na medida em que nos alerta para o facto de, com ela (a Nespresso Lattissima), estarmos a produzir uma quantidade de resíduos superior à que produziriamos fazendo uso de uma máquina convencional. Julgo que isso se deverá ao uso de embalagens individuais para cada chávena de café. É um facto!
Quanto a mim, confesso que prefiro café, fazendo uso de uma técnica ainda mais antiga, que não carece de recurso a qualquer tipo de máquina. Sou um adepto incondicional daquele que, em algumas zonas do nosso país, dá pelo nome de "café das borras" feito, de preferência, num fogão abastecido por gás natural, já que a sua feitura tradicional, à lareira com queima de lenha, também acaba por não ser a melhor opção.
Com o passatempo pretende-se, acima de tudo, aumentar o número de visitantes a este espaço e, consequentemente, garantir que aquilo de que aqui se fala, chegue a mais pessoas. É tudo uma questão de avaliação de riscos e da avaliação que (não) fizemos chegámos à conclusão de que o risco do eventual vencedor vir a produzir mais resíduos era perfeitamente aceitável tendo em conta os ganhos que daí poderiam advir.
Também há a hipótese de seres tu o vencedor e, nesse caso, teríamos a certeza de que a produção de resíduos seria nula, na medida em que não a usarias ;)

Não achando que seja uma "péssima ideia", reconheço que não foi a melhor.

Da próxima vez, e por sugestão de um colega, iremos pôr a concurso um Porsche 911 Carrera, que por opção pessoal, será híbrido.

Um forte abraço e continuação do bom trabalho que tens desenvolvido aí por cima.

Anónimo disse...

Cópia de um e-mail que recebi, não sei se a fonte é fidedigna mas é uma possibilidade para a reutilização das cápsulas da Nespresso, embora não seja a solução para reduzir os resíduos produzidos pela máquina, é uma maneira de um dos resíduos produzidos terem um menor impacto no ambiente.

“Venho solicitar a vossa ajuda para um novo 'projecto' do IPO. No meu turno de voluntariado tivemos a ideia de desenvolver um projecto com as crianças que nos recorda a importância de reaproveitarmos os materiais a custo zero com uma actividade muito criativa. Vamos fazer esculturas com as cápsulas usadas da Nespresso!

Peço por favor a quem tiver máquinas da nespresso que não deite as
cápsulas usadas do café para o lixo, e porquê? Podemos utilizar essas
cápsulas, limpá-las, desinfectá-las e vamos fazer umas esculturas e umas
telas.

A ideia é reciclar as cápsulas dos cafés e fazer telas e esculturas com
elas, dependendo claro do número que consigamos arranjar.
Peço-vos que juntem as vossas cápsulas depois de fazer os cafés, pode ser num saco e depois enviem para a Acreditar :

ACREDITAR
A/C Filipa Carvalho
Rua Prof. Lima Basto, 73
1070-210 LISBOA
Telefone: 217 22 11 50
Fax: 217 22 11 51
E-mail:acreditar@acreditar.pt

Não precisam de as limpar porque nós tratamos disso. Tentem não as
amolgar, porque depois é mais fácil trabalhá-las nas nossas 'obras de arte'.
Vamos estar a aceitar cápsulas até ao final do ano.
Se conhecerem alguém entre os vossos conhecidos ou vocês mesmos que
queiram contribuir com algumas telas (de qualquer tamanho) também poderão
trazer.
Juntem as vossas cápsulas, as dos vossos primos, tios, amigos...amigas e tragam-nas.

Obrigada pela vossa ajuda. "

Isabel Trindade

Maria Cristina Gonçalves Ferreira
Coordenadora Nacional
Um Dia Pela Vida
Liga Portuguesa Contra o Cancro
tlmv + 351 961 508 533
tlfn + 351 217 273 197

Maria M Oliveira

Anónimo disse...

Olá Maria.

Em função do seu comentário fui tentar saber mais qualquer coisa.
No site da Acreditar pode ler-se o seguinte:
"A Acreditar agradece a todos os particulares e empresas que decidiram colaborar na acção de recolha de cápsulas usadas, com o objectivo de fazer alguns trabalhos manuais.
A adesão tem sido de tal forma fantástica que nos deu a noção da quantidade de pessoas sensíveis a este tipo de causas, o que é muito motivador para a continuidade do trabalho que desenvolvemos no dia-a-dia.
Porém, neste momento já temos o número de cápsulas suficiente pelo que pedimos que nos entreguem apenas aquelas que já tenham recolhido para este propósito.
Neste sentido, se as mesmas vierem vazias e limpas o trabalho ficaria, em muito, facilitado.
Aproveitamos também para agradecer que as cápsulas já recolhidas sejam entregues na Acreditar na Rua Prof. Lima Basto nº 73 em Lisboa e em nenhum outro local.

Muito obrigada a todos pelo interesse e empenho colocados numa acção que começou de forma muito pouco ambiciosa e que nos surpreendeu em absoluto."

A mensagem era, de facto, fidedigna mas, como se pode ler, já têm cápsulas em número suficiente.
Agora é só uma questão de se aproveitar a ideia e promover iniciativas idênticas, junto das escolas do ensino básico, na área de intervenção onde desempenham funções. Esta seria uma parte prática, envolvendo toda a comunidade local, num projecto de educação ambiental.

Anónimo disse...

Tal como vos havia prometido, venho dar-vos conhecimento do estado actual do passatempo.
Assim, quase duas semanas depois de aqui termos lançado o "desafio" para que se habilitassem a ganhar uma Nespresso Lattissima, as perspectivas não são as melhores.
Até ao momento apenas conseguimos efectivar 15 inscrições no concurso, razão pela qual ainda não constamos no TOP 10. Associado a isto, e relativamente ao feed, apenas tivemos mais 10 subscrições confirmadas, num total de 40 leitores.
Temos que fazer muito mais e melhor para que a Nespresso Lattissima seja nossa.