Saúde Ambiental. Salud Ambiental. Environmental Health. Santé Environnementale.
Para que se saiba mais sobre Saúde Ambiental, Saúde Pública, Segurança Alimentar, Segurança e Higiene do Trabalho, Educação Ambiental. Para que se saiba mais sobre nós, Técnicos de Saúde Ambiental.
Todas as opiniões aqui expressas são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
AGORA ESTAMOS AQUI

sábado, 29 de setembro de 2007

Napo na campanha "Atenção! Mais Carga não"

A campanha europeia sobre lesões músculo-esqueléticas (LME), que tem por lema "Atenção! Mais Carga não", visa promover uma abordagem de gestão integrada dos problemas músculo-esqueléticos, abrangendo tanto a sua prevenção, como a retenção, reabilitação e reintegração dos trabalhadores já afectados por LME.
Esta é uma campanha descentralizada coordenada a apoiada a nível da União Europeia pela Agência Europeia para a Segurança e a Saúde no Trabalho e levada a cabo pelos Estados-Membros através de uma rede de pontos focais nacionais.

É nesse sentido que o Napo reaparece.

«O Napo é uma ideia original que responde à necessidade de produtos de informação de alta qualidade, que rasguem as fronteiras nacionais e vão ao encontro das diferentes culturas, línguas e necessidades práticas das pessoas que trabalham. O Napo e os seus amigos são um aperitivo para a SST, com os seus personagens cativantes, as suas histórias divertidas, o seu humor e as suas abordagens descontraídas. A “segurança com um sorriso” é o contributo do Napo para melhorar a segurança e a saúde nos locais de trabalho.»
Vejam alguns dos filmes animados...

Para fazerem o download da colecção completa dos filmes alusivos a esta temática, cliquem directamente aqui.

Águas Balneares

Porque os desempenhos de um Técnico de Saúde Ambiental também passam pela gestão da qualidade das águas balneares...



Este vídeo foi elaborado no âmbito do Estágio de Aprendizagem II, do 3.º ano do Curso Superior de Saúde Ambiental da ESTeSL (2006/2007) com as alunas estagiárias Andreia Jalles e Tânia Silva e "retrata" uma das vertentes da Vigilância Sanitária das Águas Balneares.

Para acederes à Circular Normativa 12/DA da Direcção Geral da Saúde, referente à Execução do Programa de Vigilância Sanitária das Zonas Balneares Fluviais e de Albufeiras , clica aqui.

Para acederes à Circular Normativa 13/DA da Direcção Geral da Saúde, referente à Execução do Programa de Vigilância Sanitária das Zonas Balneares Marítimas e Estuarinas, clica aqui.

Para saberes mais, faz o download da apresentação "Gestão da Qualidade das Águas Balneares", elaborada pelo colega Alberto Tavares.

-----------------------------
Agradecimentos aos colegas Eduardo Figueiredo do Centro de Saúde do Cadaval e Rita Santos do Centro de Saúde de Mafra pela participação no filme.

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Mestrado em Saúde Pública: missão cumprida

Hoje foi um dia especial.
Hoje foi o culminar de três anos árduos que implicaram abdicar de muitas coisas.

Foi hoje a discussão/defesa da minha dissertação do curso de mestrado em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Universidade Nova de Lisboa, com o título Satisfação Profissional nos Serviços de Saúde Pública: a satisfação na reestruturação da Saúde Pública.
A aventura começou em Setembro de 2004 com a parte curricular e terminou exactamente três anos depois perante um júri constituido pelo Doutor Carlos Silva Santos, Professor Auxiliar convidado da ENSP, que presidiu, tendo como vogais a Doutora Maria Filomena Mendes Gaspar, Presidente do Conselho Directivo da Escola Superior de Enfermagem de Maria Fernanda Resende, na qualidade de arguente e o Doutor Luís Graça, Professor Auxiliar da ENSP, na qualidade de orientador.

Está feito!...
Ainda há quem me questione para que serve este (ou qualquer outro) mestrado para um Técnico de Saúde Ambiental (TSA) . Pois... actualmente diria que antes de servir para qualquer outra coisa, faz bem ao ego.

E porque a dissertação não se fez sozinha e houve mais "mãos" além das minhas, que deram um empurrãozinho para que este objectivo fosse alcançado, queria aqui agradecer àqueles TSA que de uma forma ou de outra, me ajudaram nesta labuta. Eles foram:
  • Ana Ferreia, coordenadora do Curso Superior de Saúde Ambiental da ESTeSC;
  • Ana Teresa Oliveira, colega do Centro de Saúde da Póvoa de Santa Iria;
  • Alexandra Monteiro e Dália Pinheiro do então CRSP do Algarve;
  • Duarte d'Oliveira, colega do Centro de Saúde de Salvaterra de Magos;
  • Olga Monteiro, colega do Serviço Concelhio de Saúde Pública do Porto; e
  • Sílvia Silva, colega do Centro de Saúde de Esposende.
Agradeço ainda à Gabriela Rodrigues, Engenheira do Ambiente do então Centro Regional de Saúde Pública do Norte e, obviamente, a todos aqueles que possibilitaram a prossecução deste estudo ao participarem na qualidade de sujeitos da amostra, tenham sido eles TSA ou Médicos de Saúde Pública.

Por último, mas não menos relevante, um agradecimento a todos os Delegados Regionais de Saúde e respectivos Adjuntos, que assumiram este projecto como sendo também deles, em especial aos da região Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve. A todos os outros, aqueles que de alguma forma o tentaram inviabilizar, recusando-se a participar no estudo, ou "inquinando" a distribuição do instrumento de recolha de dados, o meu obrigado na mesma. Afinal, se tudo fossem rosas, se não houvesse resistência, para quê continuar a lutar??

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Técnicos de Saúde Ambiental para a Sub-Região de Saúde de Viseu precisam-se

Código da Oferta: OE200709/0367
Tipo Oferta: Contrato a Termo Resolutivo Certo
Estado: Activa

Nível Orgânico: Ministério da Saude
Organismo: Administração Regional de Saúde - Centro
Serviço: Sub-Região de Saúde Viseu

Função ou Equiparado a Categoria: Tecnico de 2ª Classe
Áreas Funcionais: Grupo Área Funcional Saúde Diagnóstico e terapêutica

Remuneração Mínima: 970.92 EUR
Suplemento Mensal: 0.00 EUR
Conteúdo Funcional:
Habilitação Literária: Licenciatura
Descrição da Habilitação: Saúde Ambiental
Requisitos Profissionais: Cédula Profissional

Local de Trabalho
--------------------------------------------------------------------------------
(local de trabalho mesmo do Organismo)

Número de Postos: 4
Quota para Portadores de Deficiências: 0
Prazo Duração Contrato (meses): 12
Jornal Oficial e Orgão de Comunicação Social: Diário Regional de Viseu e Jornal de Notícias, ambos de 25/09/2007

Texto Publicado:


AVISO
Recrutamento de T.D.T/ Saúde Ambiental para os Centros de Saúde do Distrito de Viseu

Torna-se público que, no prazo de 5 dias úteis a contar da publicação do presente aviso, se aceitam candidaturas com vista ao recrutamento, sob a forma de contrato de trabalho a termo resolutivo certo (artigo 18º-A do Estatuto do Serviço Nacional de Saúde, na redacção do artigo 1º do Dec-Lei 276-A/2007, de 31/07) de T.D.T/Saúde Ambiental para exercerem funções nos seguintes Centros de Saúde:
- Centro de Saúde de S. João Pesqueira (referência 1)
- Centro de Saúde de Sátão (referência 2)
- Centro de Saúde de Sernancelhe (referência 3)
- Centro de Saúde de Vouzela (referência 4)


As candidaturas devem ser formalizadas através de requerimento dirigido ao Coordenador da Sub-Região de Saúde de Viseu na Av. António José de Almeida, Edifício M.A.S., 3514-511 Viseu, ou remetido pelo correio, com aviso de recepção, expedido até ao último dia do prazo fixado.

Do requerimento devem constar o nome e a residência do requerente, bem como a indicação da referência do Centro ou Centros de Saúde a que se candidata.
O requerimento deve ser acompanhado dos documentos comprovativos das habilitações literárias, profissionais e experiência profissional.
O primeiro critério de selecção será a experiência profissional na área a que se reporta o presente aviso.
A oferta de trabalho é válida pelo prazo de 1 ano a contar da data da publicação da lista ordenada de candidatos.
Viseu, 13 de Setembro de 2007

O Coordenador Sub-Regional
Dr. José Carlos Coelho Ferreira de Almeida


Apresentação de Candidaturas
--------------------------------------------------------------------------------
Local: Sub-Região de Saúde de Viseu, Av. Dr. António José de Almeida, 3514-511 Viseu

Contacto: Adelino Fernandes Lopes - Chefe de Secção de Pessoal
Observações Gerais: O número de postos de trabalho indicado pode ser aumentado ou diminuído de acordo com as quotas de contratação que vierem a ser superiormente fixadas.

Data de Publicação: 2007-09-25
Data Limite: 2007-10-02

Cortesia do colega Hélder Simões.

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Recrutamento de pessoal para os Centros de Saúde do distrito de Lisboa

Está para publicação nos jornais Diário de Notícias e Público um aviso que dá conta da aceitação de candidaturas com vista ao recrutamento, sob a forma de contrato de trabalho a termo resolutivo certo, com a duração máxima de um ano, de pessoal com destino ao exercício de funções na carreira de Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica (decreto-lei n.º 564/99, de 21 de Dezembro), para exercerem funções nos Centros de Saúde do distrito de Lisboa.

O prazo para a aceitação das candidatutas será de 5 dias úteis após a sua publicação e os requerimentos deverão ser elaborados de acordo com o disposto no artigo 74.º do Código do Procedimento Administrativo, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 442/91, de 15 de Novembro e acompanhados de uma súmula curricular, dos comprovativos das habilitações académicas e declaração de experiência profissional.

Fiquem MUITO atentos.

sábado, 22 de setembro de 2007

Qualidade de vida em Portugal

«Estudo sobre qualidade de vida coloca o nosso país em 18º lugar a nível mundial, ficando à frente da Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido, Bélgica, Espanha, entre outros. Foram analisados vários indicadores na procura dos melhores países em termos ambientais. Portugal está no top 20, mas nenhuma das nossas cidades ficou bem colocada.

A lista foi elaborada pela publicação a partir da análise de indicadores de qualidade ambiental e de vida, com o objectivo de descobrir os melhores países em termos ambientais, mas nos quais "as pessoas possam prosperar". Este top também levou em conta factores sociais, como educação e a renda da casa.»


Terei que acreditar nisto, ou será que posso pôr em causa uma ou outra coisinha? É que estes dados são realmente estranhos, principalmente se tivermos em consideração que nenhumas das cidades portuguesas ficou colocada entre as 72 melhores. Aqui, neste caso, o todo não é a soma das partes.

«Um sistema constitui-se de partes interdependentes entre si, que interagem e tranformam-se mutuamente, desse modo o sistema não será definível pela soma de suas partes, mas por uma propriedade que emerge deste seu funcionamento. O estudo em separado de cada parte do sistema não levará ao entendimento do todo, esta lógica se contrapõe ao método cartesiano analítico que postulava justamente ao contrário.
Nesta perspectiva o todo é mais do que a soma das partes. Da organização de um sistema nascem padrões emergentes que podem retroagir sobre as partes. Por outro lado o todo é também menos que a soma das partes uma vez que tais propriedades emergentes possam também inibir determinadas qualidades das partes». in Wikipédia.


Em termos conclusivo aquele estudo refere que:

«é sempre possível ser "mais verde", criando melhores condições de vida; não se pode deixar de pensar no futuro, tratando bem a água, mas depois criando muita poluição, como acontece nos Estados Unidos; proteger as florestas e as árvores; administrar o progresso em benefício de todos e mudar enquanto é tempo.»


-----------------------------
Notícia retirada do sítio PortugalDiário. Cliquem aqui para a lerem na íntegra.

Dia Europeu sem Carros

No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade (SEM), comemora-se hoje o Dia Europeu sem Carros (DESC).

Em Portugal, apenas 8 municípios/localidades têm aderido à SEM e DESC em simultâneo desde 2003. No entanto, são já 19 o número de municípios que aderiu desde 2003 ao DESC. Mesmo assim, o número de aderentes (participantes e apoiantes) à SEM ou ao DESC tem vindo a reduzir-se, excepto para a SEM no ano de 2007.

Aquela que inicialmente era de facto uma iniciativa europeia, rapidamente cruzou mares e oceanos e já algumas das cidades de outras partes do mundo participam na iniciativa “Na cidade, sem o meu carro!”, como na Curitiba, Brasil.
As Nações Unidas pretendem entretanto promover a comemoração do Dia Mundial sem Carros, criando um órgão de cooperação internacional, que prestará serviços de consultoria sobre políticas e aspectos operacionais relativos ao planeamento do Dia sem Carros à escala planetária.

Mais informações aqui e aqui.

Infelizmente tudo, ou quase tudo, se resume a um dia. As cidades continuam apinhadas de viaturas com todas as consequências que daí advêm. Tentam-se promover iniciativas que frequentemente se desmoronam, fruto da pressões e manipulações exercidas por lobbies que ninguém conhece, mas que todos sabem existir.
A restrição de entrada de viaturas nas cidades parecia-me uma boa ideia, mas a rede de transportes urbanos (seja onde for) está muito aquém do que seria desejável para a implementação de uma medida destas, e por isso, esta medida, apesar de já ter sido referenciada várias vezes, ainda não passou de uma declaração de intenções. Talvez um dia!

Até lá, sugiro a bicicleta ou o carpool, que num país de 10 milhões, só tem 23 utilizadores registados no seu sítio.

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Saúde Ambiental em novo domínio

Está confirmado.

A partir de hoje estamos "fora" do Blogger. Olhem para a barra de endereço do vosso browser e confirmem.

terça-feira, 18 de setembro de 2007

O que nos espera e o que pensamos disso: o epílogo

Acredita que as mudanças em curso na Administração Pública poderão vir a melhorar o desempenho dos Técnicos de Saúde Ambiental?

Foi esta a questão que deixei aqui à discussão, a 27 de Julho de 2007 e que se manteve até o início de Setembro.
A participação, como não raras vez, foi reduzida, pautando-se apenas por 37 respondentes, cuja distribuição de respostas se apresenta no gráfico seguinte e contando-se apenas com um comentário (anónimo).
Eu fui, posso-vos entretanto adiantar, um dos 5 elementos que respondeu "sim".
Acredito, ou tenho esperança, que o nosso desempenho poderá melhorar substancialmente com as reformas em curso. Com elas rentabilizar-se-ão recursos (humanos e materiais), potenciando-se as capacidades individuais de cada um. Garantir-se-á o efectivo desempenho em Saúde Ambiental, projectando a nossa imagem, em função do trabalho desenvolvido. Promover-se-á a progressão na carreira em função da excelência.
Depois, meus amigos, será preciso é trabalhar.
Eu acredito que é possível. Aliás, prefiro acreditar ao invés de denonimar sistematicamente todas as tentativas de melhoria (sejam elas de que tipo) como atentados aos direitos "adquiridos" ou tentativas de destruição da Saúde Ambiental. O único direito adquirido que me reconheço nesta área é o de aprender trabalhando e de lutar, sem desistir, para fazer prevalecer as minhas ideias e opiniões.
No entanto, reconheço (serei o primeiro) que a situação actual não é promissora. A verdade de hoje é a mentira de amanhã. Tem sido assim desde há uns meses a esta parte, descredibilizando tudo aquilo que hoje é dado como certo e pondo em causa tudo aquilo que será proposto amanhã.

A propósito disto, ao longo deste último ano e meio tenho-me debruçado sobre um tema no mínimo interessante: a satisfação profissional nos serviços de saúde pública de âmbito local e espero em breve revelar alguns dados curiosos e concerteza desoladores, ou não, para alguns de vós.

Concluo apenas dizendo que só não acredito na melhoria a um nível. Falo da reforma de vínculos, carreiras e remunerações. Será aqui, garantidamente, que a desolação será maior, porque é aqui também que as expectativas são mais elevadas.

Entretanto pergunto: o que vos motiva para o trabalho?

South African Institute of Environmental Health

Apresento-vos o aparentemente desactualizado Instituto Sul Africano de Saúde Ambiental.
Segundo consegui perceber, (quase) tudo naquele sítio está fora de tempo, ainda assim, sugiro-vos a leitura da informação contida aqui acerca do CPD (Continuing Professional Development) para os Environmental Health Practitioners.

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Fórum de Saúde Ambiental: a saga continua

Foi hoje criado mais um espaço dedicado à Saúde Ambiental. Falo do Fórum de Saúde Ambiental (mais um), desta vez com domínio "próprio", gerido pelo colega Hugo Madail Marques e Silva e que apresenta os seguintes objectivos:
  1. Criação de um espaço interactivo, que possibilitasse a troca de informação entre os elementos que o utilizam. Como tal, os seus utilizadores são capazes de escrever mensagens (informar) e de ler mensagens (informar-se);
  2. Interligar os Técnicos de Saúde Ambiental, Técnicos de Saúde, Higiene e Segurança no Trabalho e todos os Profissionais ligados à Saúde Pública e Ambiental;
  3. Interligar trabalhadores com estudantes;
  4. Fomentar a discussão, informação e actualização.
Espero que com esta iniciativa consiga mobilizar os colegas para algo que realmente interessa: a Saúde Ambiental.

Boa sorte Hugo.

Maioria dos portugueses preocupa-se com ambiente e saúde

Segundo uma sondagem hoje divulgada em Bruxelas pelo Eurobarómetro, "a maioria dos portugueses preocupa-se, tal como os restantes cidadãos da União Europeia, com as questões ambientais e com a investigação na área da saúde".
A questão é saber se tudo não passará de uma "declaração de intenções", sem repercussões efectivas ao nível do desempenho individual.
Eu, cá por mim, continuarei a fazer a minha parte.
Vejam mais aqui.

domingo, 16 de setembro de 2007

A Saúde Ambiental no acesso ao ensino superior

Já estão disponíveis os resultados do concurso de acesso ao ensino superior e a Saúde Ambiental registou a nota mais baixa (nas tecnologias da saúde) para os últimos candidatos colocados, em todas as escolas. Confirmem seguindo as hiperligações que aqui vos deixo:
A Escola Superior de Saúde de Beja, que este ano inicia a licenciatura (1.º ciclo) teve 22 colocados (nota do último colocado - 10,97). Boa sorte para a escola, alunos e docentes (especialmente estes).

Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozono

A Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1994, proclamou 16 de Setembro como o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozono, comemorando, assim, o dia da assinatura, em 1987, do Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Destroem a Camada de Ozono (resolução 49/114, de 19 de Dezembro). Desde essa data que os vários países dedicam este dia à promoção de actividades compatíveis com os objectivos do Protocolo de Montreal e das suas alterações. A camada de ozono é um frágil escudo feito de gás que protege a Terra das radiações nocivas do sol, contribuindo, deste modo, para a preservação da vida no planeta. Mais informações aqui.


Há alguns anos atrás, no âmbito da cadeira de Saúde Ambiental do 4.º ano da licenciatura em Saúde Ambiental, foi-nos pedido a realização de um trabalho sobre a degeneração da camada de ozono. Eu e os restantes elementos do grupo (Carlos Lourenço, Isabel Correia e Eva Miriam), propusemo-nos elaborar um trabalho que contemplaria material pedagógico a utilizar junto da população escolar. Fazendo uso da internet, metemos mãos à obra. Vejam o resultado aqui.

sábado, 15 de setembro de 2007

Orgulhosamente TSA

Hoje, depois das eleições, perdi a cabeça.Espero que um dia mais tarde não se lembrem de mudar a designação da nossa profissão.

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Eleições na SPSA

A Sociedade Portuguesa de Saúde Ambiental (SPSA) vai amanhã, dia 15 de Setembro, a votos.

Asociación TESAR

Referenciado pelo Jornal de Saúde Ambiental, fez-se uma visita à "TESAR - Asociación Profesional de Técnicos En Salud Ambiental de La Rioja", para perceber do que se tratava. Diria que é uma ANSA "local" de nuestros hermanos, com o objectivo de: (i) fomentar o conhecimento da formação em Saúde Ambiental; e (ii) impulsionar a criação de postos de trabalho de acordo com o respectivo perfil profissional.

Quem são?

A TESAR é uma associação criada em 1999, que resultou da necessidade conjunta, sentida pelos Técnicos Superior em Saúde Ambiental, que os levou a:

  • «Constituirnos en Asociación de profesionales, de carácter voluntario y sin ánimo de lucro.
  • Contar con un medio profesional que nos permita organizarnos como profesionales de la salud Ambiental para hacer oír nuestras demandas, problemas y reivindicaciones.
  • Disponer de un medio (TESAR) que potencie la comunicación interprofesional para compartir experiencias, impulsar iniciativas, compartir materiales, ... y tratar, en la medida de lo posible, de unificar nuestras actuaciones.
  • Superar definitivamente, con la ayuda de las nuevas tecnologías, la tradicional "soledad" y aislamiento de los técnicos en Salud Ambiental.
  • Contribuir al desarrollo profesional mediante la formación continua en colaboración con el I.E.S Duques de Nájera

Porque a realidade é dura, também lá fora, espero que estejam a atingir tão almejados objectivos.

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

A Última Arca de Noé

A Última Arca de Noé - um programa ambiental - resultou de anos de estudo nas áreas de história natural e meio ambiente e cuja criação se deve a António Silveira Ribeiro dos Santos.

Tem como objectivos:
  • Desenvolvimento de estudos para proteção efetiva das espécies e ecossistemas em geral;
  • Promover a Educação Ambiental em todos os níveis;
  • Melhorar a Educação Ambiental em todos os níveis;
  • Melhorar a qualidade de vida global;
  • Fornecer subsídios ao aperfeiçoamento do Direito Ambiental.
Em português do Brasil.
Um sítio a visitar onde se abordam temas de interesse para os TSA, nomeadamente (a título de exemplo): água, educação ambiental, meio ambiente do trabalho, resíduos, entre tantos outros.

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Saúde Ambiental em Beja, via Bolonha

A Escola Superior de Saúde de Beja arranca já este ano com o 1.º ano da licenciatura em Saúde Ambiental (1.º ciclo), já adequado a Bolonha. Ao contrário do que muitos quiseram (e querem) o que acabará invariavelmente por vingar serão mesmo os 3+2. Confirmem aqui!
Beja já arrancou com uma volta de avanço.

Entretanto, com isto, promove-se a debandada de Técnicos de Saúde Ambiental em exercício nos Serviços de Saúde Pública.
Aos que foram e aos que vão (Coimbra e Beja), boa sorte.

Saúde Pública de Vila Verde

«Sejam bem vindos ao blog do Serviço de Saúde Pública do Concelho de Vila Verde! Aqui pretendemos partilhar informações, trocar opiniões, divulgar actividades e, sobretudo, contribuir para a melhoria do actual estado de saúde dos habitantes do Concelho de Vila Verde.»

É assim que um serviço público de saúde, neste caso o de Saúde Pública do concelho de Vila Verde, se apresenta aos internautas.

Em forma de agradecimento pela hiperligação ali criada para o Saúde Ambiental - Desempenhos de um Técnico de Saúde Ambiental deixo aqui uma ligação recíproca.

Saúde Ambiental 07

Saúde Ambiental 07 - Um blog para aproximar as gentes da Saúde Ambiental, mais um blogue dedicado à Saúde Ambiental.

Nelson Sá refere, na mensagem introdutória, como objectivos daquele blogue: (i) contribuir para o diálogo, actualização entre os alunos, ex-alunos, profissionais, professores e interessados em Saúde Ambiental; (ii) servir de plataforma de interajuda a todas as pessoas interessadas na partilha de informação; (iii) servir como espaço de solidariedade entre a classe, por exemplo na ajuda da aquisição de trabalho; (iv) servir como impulsionador de actividades cientifico-pedagógicas e lúdicas, que aproximem todas as pessoas da Saúde Ambiental; (v) contribuir para a pluralidade de opiniões e sentido crítico dos assuntos relacionados com a nossa área; (vi) Promover e divulgar o curso; e (vii) outros...

Acrescenta ainda que "o que se pretende no ínicio é uma participação activa de todos nós, em especial dos alunos de Saúde Ambiental da ESTeSC 2003-2007, para que demonstremos toda a nossa força coorporativa".

A Saúde ambiental continua a mobilizar os seus "actores"!

Desejo bom trabalho aos colegas e sucesso neste projecto, mas alerto para o coorporativismo excessivo. Este, em algumas profissões ou áreas profissionais, já foi alvo de duras críticas e não queremos ser acusados do mesmo.

Mais um blogue que a partir de hoje passará a constar na coluna da direita, no espaço reservado às Ligações à Rapaziada de SA. Oportunamente, e se assim se justificar, poderá vir a ser incluido no espaço Saúde Pública - Saúde Ambiental.

Regras de utilização das piscinas

Porque quem vai a banhos é, também, (co)responsável pela garantia da qualidade da água dos tanques, em cada balcão de atendimento das piscinas municipais de Vila Franca de Xira poderão encontrar o folheto "Regras de Utilização das Piscinas", numa parceria entre a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e os Serviços de Saúde Pública dos Centros de Saúde do concelho.

Looking for Environmental Health Officer Jobs?

Para quem procura emprego na área da Saúde Ambiental, um pouco por todo o mundo, Tip Top Job está lá! Vejam aqui.


«If you are looking for a Environmental Health Officer job, then you have come to the right job site. Tip Top Job is the International job board listing jobs in numerous industries, and caters for Environmental Health Officer jobs. On this site you will be able to search through Environmental Health Officer jobs and apply online. Below you will find the current list of registered Environmental Health Officer jobs.

If you want to set up job email alerts for Environmental Health Officer opportunities, then please login to your account and set up job alerts so you are notified as soon as any jobs that match this criterion are registered. Also, to help you to be recruited for Environmental Health Officer vacancies, you may wish to add your up to date C.V./Resume into your account, as recruiters will search the Tip Top Job C.V./Resume database to look for relevant jobseekers for their vacancies.

Please browse through the list of Environmental Health Officer jobs below and click on the job to find out further details and apply. You can narrow your search further by selecting your location from the list below. This will present you with the results for Environmental Health Officer jobs.»

Questiono-me: funcionará mesmo além do Reino Unido?

Planeamento Urbano - Avaliação do Impacte na Saúde

Vai realizar-se no próximo dia 27 de Outubro, na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa - Parque das Nações - o Congresso Internacional "Planeamento Urbano - Avaliação do Impacte na Saúde", organizado pela Universidade de Coimbra, Instituto de Estudos Geográficos, em parceria com o Alto Comissariado da Saúde.

«No início do século XXI, algumas das maiores questões políticas e académicas prendem-se com o ambiente, a sustentabilidade, a qualidade de vida e a saúde. Reconhece-se actualmente que o ambiente (contexto sociomaterial) influencia o bem-estar individual e comunitário.

A tarefa de identificar com precisão as características ambientais que podem influenciar a vida humana e a forma como podem ser medidas e monitorizadas, é um dos grandes desafios, dado que esse conhecimento é fundamental ao desenvolvimento de intervenções de planeamento sustentável e saudável, objectivos incluídos Plano Nacional de Saúde, na Agenda 21 Local, no Planeamento Urbano de Comunidades Sustentáveis.

Sendo o Plano Nacional de Saúde uma componente essencial do desenvolvimento sustentável, neste encontro pretende-se:

  1. Debater o impacte na saúde, e nos comportamentos e estilos de vida, de factores ambientais e da organização do espaço urbano;
  2. Colocar à discussão a importância do papel do planeamento urbano na saúde e na criação de comunidades sustentáveis;
  3. Alertar para a relevância da saúde em todas as políticas. Os três objectivos concorrem para a melhoria da saúde dos indivíduos residentes em municípios integrados na Área Metropolitana de Lisboa, objecto de trabalho de investigação cujos resultados serão apresentados neste congresso.»

Mais informações aqui.

terça-feira, 11 de setembro de 2007

September 11, 2001

Hoje, pelas piores razões, é dia de aniversário.

Faz hoje seis anos que ocorreu o atentado de 11 de Setembro em New York.

Perguntarão vocês que relação terá isto com a Saúde Ambiental. As relações parecem-me óbvias, se pensarmos nas consequências que daí advieram para a saúde e o ambiente daquela população e daquela cidade.

Para mim, a relação estreita-se, em termos de desempenho profissional, porque me recordo sempre da vistoria de licenciamento a que estávamos a dar início, quando em directo assistimos (comissão de vistoria) ao embate do segundo avião e posteriormente ao colapso das torres.

Recordo-me como se fosse hoje. Comigo estavam um engenheiro técnico civil e uma técnica de turismo da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira. O profissionalismo imperou e a vistoria foi feita, mas esta, pela piores razões, jamais a esquecerei.

Hoje, também estão de parabéns o Vítor Ferreira, amigo e colega de trabalho em fotografia e vídeo e Ana Faneca, administrativa que deu apoio, há alguns anos atrás, ao Serviço de Saúde Pública onde, até hoje, desempenho funções e que está actualmente a trabalhar no Centro de Saúde de Alvalade. A eles, os meus parabéns!

Aos outros, os que pereceram, que descansem em paz.

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Férias: the end!

Voltei das férias.
Contem-me!... Há novidades?
Estou às escuras. Preciso de luz.