Saúde Ambiental. Salud Ambiental. Environmental Health. Santé Environnementale.
Para que se saiba mais sobre Saúde Ambiental, Saúde Pública, Segurança Alimentar, Segurança e Higiene do Trabalho, Educação Ambiental. Para que se saiba mais sobre nós, Técnicos de Saúde Ambiental.
Todas as opiniões aqui expressas são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
AGORA ESTAMOS AQUI

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Planeamento Urbano - Avaliação do Impacte na Saúde

Vai realizar-se no próximo dia 27 de Outubro, na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa - Parque das Nações - o Congresso Internacional "Planeamento Urbano - Avaliação do Impacte na Saúde", organizado pela Universidade de Coimbra, Instituto de Estudos Geográficos, em parceria com o Alto Comissariado da Saúde.

«No início do século XXI, algumas das maiores questões políticas e académicas prendem-se com o ambiente, a sustentabilidade, a qualidade de vida e a saúde. Reconhece-se actualmente que o ambiente (contexto sociomaterial) influencia o bem-estar individual e comunitário.

A tarefa de identificar com precisão as características ambientais que podem influenciar a vida humana e a forma como podem ser medidas e monitorizadas, é um dos grandes desafios, dado que esse conhecimento é fundamental ao desenvolvimento de intervenções de planeamento sustentável e saudável, objectivos incluídos Plano Nacional de Saúde, na Agenda 21 Local, no Planeamento Urbano de Comunidades Sustentáveis.

Sendo o Plano Nacional de Saúde uma componente essencial do desenvolvimento sustentável, neste encontro pretende-se:

  1. Debater o impacte na saúde, e nos comportamentos e estilos de vida, de factores ambientais e da organização do espaço urbano;
  2. Colocar à discussão a importância do papel do planeamento urbano na saúde e na criação de comunidades sustentáveis;
  3. Alertar para a relevância da saúde em todas as políticas. Os três objectivos concorrem para a melhoria da saúde dos indivíduos residentes em municípios integrados na Área Metropolitana de Lisboa, objecto de trabalho de investigação cujos resultados serão apresentados neste congresso.»

Mais informações aqui.

0 comentários: