Saúde Ambiental. Salud Ambiental. Environmental Health. Santé Environnementale.
Para que se saiba mais sobre Saúde Ambiental, Saúde Pública, Segurança Alimentar, Segurança e Higiene do Trabalho, Educação Ambiental. Para que se saiba mais sobre nós, Técnicos de Saúde Ambiental.
Todas as opiniões aqui expressas são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
AGORA ESTAMOS AQUI

sábado, 22 de setembro de 2007

Qualidade de vida em Portugal

«Estudo sobre qualidade de vida coloca o nosso país em 18º lugar a nível mundial, ficando à frente da Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido, Bélgica, Espanha, entre outros. Foram analisados vários indicadores na procura dos melhores países em termos ambientais. Portugal está no top 20, mas nenhuma das nossas cidades ficou bem colocada.

A lista foi elaborada pela publicação a partir da análise de indicadores de qualidade ambiental e de vida, com o objectivo de descobrir os melhores países em termos ambientais, mas nos quais "as pessoas possam prosperar". Este top também levou em conta factores sociais, como educação e a renda da casa.»


Terei que acreditar nisto, ou será que posso pôr em causa uma ou outra coisinha? É que estes dados são realmente estranhos, principalmente se tivermos em consideração que nenhumas das cidades portuguesas ficou colocada entre as 72 melhores. Aqui, neste caso, o todo não é a soma das partes.

«Um sistema constitui-se de partes interdependentes entre si, que interagem e tranformam-se mutuamente, desse modo o sistema não será definível pela soma de suas partes, mas por uma propriedade que emerge deste seu funcionamento. O estudo em separado de cada parte do sistema não levará ao entendimento do todo, esta lógica se contrapõe ao método cartesiano analítico que postulava justamente ao contrário.
Nesta perspectiva o todo é mais do que a soma das partes. Da organização de um sistema nascem padrões emergentes que podem retroagir sobre as partes. Por outro lado o todo é também menos que a soma das partes uma vez que tais propriedades emergentes possam também inibir determinadas qualidades das partes». in Wikipédia.


Em termos conclusivo aquele estudo refere que:

«é sempre possível ser "mais verde", criando melhores condições de vida; não se pode deixar de pensar no futuro, tratando bem a água, mas depois criando muita poluição, como acontece nos Estados Unidos; proteger as florestas e as árvores; administrar o progresso em benefício de todos e mudar enquanto é tempo.»


-----------------------------
Notícia retirada do sítio PortugalDiário. Cliquem aqui para a lerem na íntegra.

2 comentários:

Anónimo disse...

"Terei que acreditar nisto, ou será que posso pôr em causa uma ou outra coisinha?"

Porque será que sempre que existe algo que é favorável a Portugal existe sempre quem queira denegrir os estudos...as ideias de outros.... em Portugal nem tudo é mau, são as mentes que apenas vêm o que está mal que o põem pior do que realmente está....deixem-se disso olhem para as coisas boas que o nosso país tem...VIVA PORTUGAL

Manteigas disse...

Não pretendo denegrir os estudos; este ou outros que deixem Portugal bonito na fotografia, mas vejamos. Os resultados foram obtidos através da «análise de indicadores de qualidade ambiental e de vida, com o objectivo de descobrir os melhores países em termos ambientais, mas nos quais "as pessoas possam prosperar". Este top também levou em conta factores sociais, como educação e a renda da casa».

Será que o seu Portugal é o mesmo que o meu. É que no meu Portugal, todos se queixam dos juros e das rendas altas, da má qualidade do ensino e da política social e agora, cada vez mais, os portugueses tentam prosperar lá fora.