Saúde Ambiental. Salud Ambiental. Environmental Health. Santé Environnementale.
Para que se saiba mais sobre Saúde Ambiental, Saúde Pública, Segurança Alimentar, Segurança e Higiene do Trabalho, Educação Ambiental. Para que se saiba mais sobre nós, Técnicos de Saúde Ambiental.
Todas as opiniões aqui expressas são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
AGORA ESTAMOS AQUI

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Controlo de Qualidade nos Estabelecimentos Termais

Vai realizar-se no próximo dia 5 de Dezembro, em Lisboa, um Seminário/Workshop subordinado ao tema “Controlo de Qualidade nos Estabelecimentos Termais”, promovido pela Associação das Termas de Portugal e a Direcção-Geral da Saúde (DGS).

Irão ser abordados alguns temas, tais como: (i) Doença dos Legionários (biologia da bactéria e as principais medidas de prevenção face aos equipamentos existentes no meio termal); (ii) aspectos construtivos e arquitecturais dos projectos termais face à funcionalidade destas unidades prestadoras de cuidados de saúde; (iii) aspectos importantes do ponto de vista técnico a ter em linha de atenção na elaboração dos projectos de especialidades; (iv) a importância dos planos de controlo da qualidade da água termal nestes estabelecimentos; (v) metodologias práticas para a inspecção dos estabelecimentos termais pelas autoridades competentes; (vi) a importância do papel do médico hidrologista no âmbito da actividade termal e na atribuição das valências termais, salientando-se os estudos médico - hidrológicos; (vii) a importância dos estudos hidrogeológicos na caracterização do aquífero e na definição das águas minerais naturais e respectiva atribuição do título.

Serão igualmente apresentados e debatidos dois documentos, nomeadamente: uma proposta de Portaria Regulamentar no âmbito do Decreto-Lei nº142/2004 de 11 de Junho (Lei dos Estabelecimentos Termais); e um projecto de ficha de orientação para as Vistorias Oficiais, que já está a ser adoptada experimentalmente pela DGS e que divulgaremos oportunamente.


Apresentam-se como objectivos do evento:
  1. Aprofundar conhecimentos;
  2. Promover reforço de articulação entre todos os actores do sistema;
  3. Uniformizar procedimentos ao nível de actuação dos Concessionários, Autoridades de Saúde, Laboratórios e demais entidades envolvidas nos processos de fiscalização da actividade dos Estabelecimentos Termais;
  4. Uniformizar a realidade portuguesa à realidade dos principais países europeus deste sector;
  5. Tornar o Programa de Controlo de Qualidade anual mais eficaz e focalizado de acordo com as necessidades e capacidade de resposta de todas as partes envolvidas bem como do grau de risco associado à actividade.

Para mais informações, consultem o "arquivo de destaque" na área da Saúde Ambiental, no sítio da DGS.

------------------------------

0 comentários: