Saúde Ambiental. Salud Ambiental. Environmental Health. Santé Environnementale.
Para que se saiba mais sobre Saúde Ambiental, Saúde Pública, Segurança Alimentar, Segurança e Higiene do Trabalho, Educação Ambiental. Para que se saiba mais sobre nós, Técnicos de Saúde Ambiental.
Todas as opiniões aqui expressas são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
AGORA ESTAMOS AQUI

sábado, 17 de novembro de 2007

Direcção-Geral da Saúde vs. Alto Comissariado da Saúde

Foi na qualidade de leitor frequente do Jornal Médico de Família que li, no Cromo da Quinzena, o texto "uma insustentável sobreposição de competências", retrato daquilo que tem vindo a ser a convivência entre a Direcção-Geral da Saúde e o Alto Comissariado da Saúde.
E assim vão indo as nossas instituições de "referência".

«Indicador para aqui, necessidade de melhor articulação para acolá, chegou a vez do Director-geral da Saúde (DGS), Francisco George – a quem num registo de tu cá, tu lá, todos tratam por Chico Jorge –, emitir opinião sobre a matéria. Refira-se, a-propósito, que é da competência da DGS elaborar e divulgar estatísticas de saúde e promover o seu aperfeiçoamento contínuo.

Com o bom senso que todos lhe reconhecem, Chico Jorge resolveu expressar o que pensa sobre os indicadores apresentados pelo ACS. Que não são fiáveis; não reflectem a realidade… Chegado aqui, peço ao leitor que releia as competências de uma e outra entidade… É importante para perceber o que se segue (ou para ficar ainda mais confuso, o que é perfeitamente aceitável).

Visivelmente agastada com a intervenção, Maria do Céu Machado ripostou, perguntando a Chico se estava a pôr em causa a sua honestidade intelectual. A sala ficou gelada com o tom ríspido da intervenção e a Alta Comissária, apercebendo-se do facto, procurou desanuviar o mal-estar, construindo uma gracinha.

- Ó Chico: estás a sugerir que os dados não são verídicos? É que se é isso mesmo o que querias dizer…. E se eu fosse homem, convidava-te para ir lá fora e resolvíamos isto à estalada. Como não sou, peço ali ao Dr. Luís Manuel (Cunha Ribeiro, Presidente do INEM) que vá lá fora e o faça por mim.

O problema é que de acordo com alguns participantes, a Alta Comissária, esqueceu-se de mudar o tom com que iniciara a conversa, pelo que muitos dos presentes ficaram na dúvida se estaria, ou não, a falar a sério.»

------------------------------
Imagem recolhida no Jornal Médico de Família

0 comentários: