Saúde Ambiental. Salud Ambiental. Environmental Health. Santé Environnementale.
Para que se saiba mais sobre Saúde Ambiental, Saúde Pública, Segurança Alimentar, Segurança e Higiene do Trabalho, Educação Ambiental. Para que se saiba mais sobre nós, Técnicos de Saúde Ambiental.
Todas as opiniões aqui expressas são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
AGORA ESTAMOS AQUI

sexta-feira, 18 de abril de 2008

A Saúde Ambiental no Fórum das Escolas do concelho de Vila Franca de Xira

Terminou hoje mais uma edição do Fórum das Escolas do Concelho de Vila Franca de Xira (hiperligação temporária).
Tal como já vem sendo hábito, também este ano o Centro de Saúde esteve presente num stand, tentanto promover os grupos profissionais que nele desempenham funções, para além, claro está, da saúde.
Até 2006 apenas a Saúde Ambiental se fazia representar. Desde a edição do ano passado que a Terapia Ocupacional, Higiene Oral, Enfermagem, Saúde Pública e a Clínica Geral e Familiar também têm marcado presença (mais ou menos assídua).
Desde o início da nossa participação no fórum, o envolvimento dos alunos do Curso de Saúde Ambiental, da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), neste evento, tem sido importante não só na fase de preparação das actividades, incluido a decoração do espaço, mas também no decurso do próprio Fórum, sendo presença, quase permanente, promovendo a Saúde Ambiental e o grupo profissional que representam. Este ano não foi execepção.
Perspectivando a criação (formal) do agrupamento dos centros de saúde do concelho de Vila Franca de Xira (ver aqui e aqui), a Saúde Pública já se antecipou e avançou com a criação da Unidade de Saúde Pública do futuro agrupamento, estando a funcionar, como tal, desde o início de Abril.
Para além das alunas estagiárias da ESTeSL que já aqui haviam sido apresentadas, a propósito da "Saúde Ambiental em convívio... no estágio", Vânia Gregório e Raquel Mendes, depois da unificação dos três Serviços de Saúde Pública do concelho, passei também a partilhar o espaço de trabalho com mais duas futuras colegas (Cátia Machacaz e Carla Nunes), em estágio num dos outros dois centros de saúde do concelho.

Porque a participação no Fórum não teria sido a mesma coisa sem elas, muito obrigado.

Da esquerda para a direita, Vânia Gregório, Raquel Mendes, Cátia Machacaz e Carla Nunes... futuras Técnicas de Saúde Ambiental.

0 comentários: