Saúde Ambiental. Salud Ambiental. Environmental Health. Santé Environnementale.
Para que se saiba mais sobre Saúde Ambiental, Saúde Pública, Segurança Alimentar, Segurança e Higiene do Trabalho, Educação Ambiental. Para que se saiba mais sobre nós, Técnicos de Saúde Ambiental.
Todas as opiniões aqui expressas são da exclusiva responsabilidade dos seus autores.
AGORA ESTAMOS AQUI

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Dia Mundial do Ambiente 2008

Hoje é o dia Mundial do Ambiente.
O Dia Mundial do Ambiente, comemorado todos os anos no dia cinco de Junho, é um dos principais veículos através dos quais as Nações Unidas estimula a consciencialização mundial do meio ambiente e reforça a atenção política e de acção.
O slogan para o Dia Mundial do Ambiente de 2008 apela a que "Mude os seus hábitos! Rumo a uma economia com reduzida produção de carbono".
Esta é, aliás, uma necessidade a que já aqui fiz referência e à qual não nos podemos alhear.

O Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA), reconhecendo a dificuldade em definir a questão das alterações climáticas na época em que vivemos, solicitou a todos os países, empresas e comunidades que concentrem-se na emissão de gases com efeito de estufa e como reduzi-los.
O Dia Mundial do Ambiente irá ainda destacar os recursos e iniciativas que promovam uma economia com diminuição da produção de carbono e de mudanças nos estilos de vida, tais como a melhoraria da eficiência energética, utilização de energias alternativas, conservação florestal e o consumo ecológico.

As principais celebrações internacionais do Dia Mundial do Ambiente 2008, serão realizadas na Nova Zelândia, onde a cidade de Wellington receberá as Nações Unidas (leiam o press release).

Num sentido lato, a agenda definida pretende dar o rosto humano para as questões ambientais; capacitar as pessoas a tornarem-se agentes de desenvolvimento sustentável e equitativo; promover uma compreensão entre as comunidades, de forma a mudar de atitudes para com o universo ambiental; e defender e incentivar parcerias que assegurem a todas as nações e povos a comodidade de um futuro mais seguro e mais próspero.

Relembro ainda que "reciclar é uma forma fácil e inteligente de diminuirmos o lixo e pouparmos energia!" e que a partir do dia de hoje, 5 de Junho (Dia Mundial do Ambiente) já poderemos colocar as nossas rolhas nos "Rolhinhas" dos Hipermercados Continente. Uma iniciativa da Quercus e sobre a qual poderão saber mais aqui.

--------------------
Nota: informação e ilustração recolhidas no site do Programa das Nações Unidas para o Ambiente.

0 comentários: